O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde.
O Piauí vai integrar, neste fim de semana, o maior mutirão de cirurgias já realizado pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A ação faz parte do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, que reunirá pelo menos 188 hospitais em todo o país para acelerar o acesso a procedimentos cirúrgicos eletivos.
Dos hospitais gerenciados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), participarão da ação o Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV).
No HPM, serão realizadas 21 cirurgias, incluindo procedimentos de bucomaxilofacial e ortopedia. Já o HGV, maior hospital público do estado, executará mais de 70 cirurgias, entre oftalmológicas, urológicas, otorrinolaringológicas, ginecológicas, gerais, além de embolizações e angioplastias no setor de hemodinâmica.
“É uma ação inédita do programa, e o Piauí soma esforços com o Ministério da Saúde para reduzir ainda mais a fila de espera por uma cirurgia”, afirmou o secretário de Saúde, Antônio Luiz.
Atualmente, o tempo médio de espera por uma cirurgia eletiva no estado é de aproximadamente 50 dias. Somente em 2025, já foram realizadas mais de 33 mil cirurgias eletivas nos hospitais da rede estadual.
De acordo com o Ministério da Saúde, juntas, as unidades de saúde de todo o país incluídas no mutirão devem realizar 11,5 mil cirurgias, dentro do conjunto de 61,6 mil procedimentos ofertados a todos os 26 estados e ao Distrito Federal. Participam da ação Santas Casas e entidades filantrópicas de todo o Brasil, que, de forma inédita, atuarão ao lado dos hospitais universitários da Rede Ebserh e das unidades e institutos federais vinculados ao Ministério da Saúde.








