Os estado também apresentou redução de 81% nos casos de chykungunya e mais de 70% nos casos de zika.
Dados do último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) apontam que o Piauí vem alcançando uma redução dos casos de dengue, zika e chikungunya em relação ao mesmo período de 2019. Os casos de dengue apresentaram uma redução de 73% nos registros, enquanto que zika e chikungunya tiveram reduções respectivas de mais de 70% e 81%.
Segundo o técnico de Vigilância em Saúde da Sesapi, Ocimar Alencar, o Piauí não apresenta nenhum município em situação de risco de surto para qualquer uma das doenças. “O estado realiza quatro pesquisas entomológicas durante o ano. Em 2020, apenas a primeira etapa pôde ser realizada devido à pandemia. Ela corresponde ao mês de janeiro, quando o Piauí possuía 8 municípios com risco para surtos de arboviroses. No entanto, mesmo sem as demais etapas, nossos números atuais apontam que nenhum município do Piauí apresenta esse risco atualmente”, explica Ocimar.
A Sesapi, por meio da Coordenação de Vigilância Ambiental, monitora diariamente a situação do estado e traça estratégias de ação de acordo com a realidade de cada região. Atualmente, o estado apresenta uma situação tranquila em todo o seu território.
“Estamos monitorando e queremos garantir que essa realidade positiva continue. Pedimos que a população também continue se cuidando e seguindo as orientações, para garantirmos que esses números não mudem”, completa Ocimar Alencar.