O aviso tem validade até a manhã de segunda-feira (25).
Dois novos boletins emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (24), alertam para a possibilidade da ocorrência de chuvas com acumulados de até 100 milímetros (mm) ao dia em 115 municípios do Piauí.
Dois novos boletins emitidos pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) neste domingo (24), alertam para a possibilidade da ocorrência de chuvas com acumulados de até 100 milímetros (mm) ao dia em 115 municípios do Piauí. O aviso tem validade até a manhã de segunda-feira (25).
Segundo o órgão de monitoramento, há possibilidade de 51 municípios piauienses localizados na faixa mais ao Norte do estado registrem chuvas de até 100 mm ao dia e ventos intensos, podendo chegar aos 100 km/h. Nessas áreas existe risco queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Em outras 64 cidades localizadas na região Centro-Norte, o alerta amarelo prevê chuvas entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos podendo chegar aos 60 km/h. Nessas localidades, o risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas é considerado baixo.
De acordo com informações da Sala de Monitoramento e Previsão de Eventos Climáticos Extremos, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Buriti dos Lopes foi o município piauiense que registrou o maior volume de chuva nas últimas 24 horas, com 80 mm.
Confira o ranking das cidades com os maiores acumulados de chuva nas últimas 24 horas:
- Buriti dos Lopes – 80 mm
- Castelo do Piauí – 51 mm
- São José do Divino – 47 mm
- Teresina – 43 mm
- São Miguel do Tapuio – 38,7 mm
- Esperantina – 36 mm
- Boqueirão do Piauí- 33 mm
- Cajueiro da Praia – 29 mm
- São João da Fronteira – 28 mm
- Floriano – 26 mm
Orientações do Inmet durante as chuvas:
- Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há leve risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
- Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
- Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
Cidadeverde.com