Piauí tem maior percentual de quilombolas vivendo em áreas rurais, diz IBGE

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Dados divulgados apontam que cerca de 88% da população quilombola do Piauí reside em áreas não urbanas.

O estado do Piauí possui a maior proporção de população quilombola vivendo em áreas rurais de todo o Brasil, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (9) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com novos resultados do Censo Demográfico 2022, cerca de 88% dos quilombolas piauienses, o equivalente a 27.930 pessoas, vivem em zonas rurais.

Foto: Agência Brasil

Com uma população quilombola de 31.786 pessoas, o Piauí representa 0,97% da população total do estado. Desse total, apenas 12,13% (3.856 pessoas) residem em áreas urbanas. A proporção rural da população quilombola no Piauí contrasta com o perfil geral da população estadual, em que a maioria (69,44%) vive em áreas urbanas.

Os dados do Censo também mostram que 8.419 pessoas quilombolas vivem em territórios oficialmente delimitados, todos localizados em regiões rurais. As demais 23.367 vivem fora desses territórios, sendo que a maioria (19.511) também está em zonas rurais.

Em comparação com outros estados brasileiros, o Piauí aparece em destaque: nenhum outro estado tem uma proporção tão alta de quilombolas em áreas rurais. Amazonas (84,92%) e Maranhão (79,74%) vêm logo em seguida.

Em nível nacional, o Brasil contabiliza 1,33 milhão de quilombolas, o que corresponde a 0,66% da população do país. Desses, 61,71% vivem em áreas rurais e 38,29% em áreas urbanas.

O termo quilombola se refere às pessoas que vivem em comunidades que mantêm vínculos históricos, culturais e territoriais com esses antigos quilombos. Essas comunidades são reconhecidas pela Constituição Brasileira como grupos étnico-raciais com direito à posse de suas terras tradicionais.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Justiça mantém prisão domiciliar e afastamento da vereadora Tatiana Medeiros de suas funções na Câmara

Decisão unânime mantém tornozeleira eletrônica e impede retorno da parlamentar ao cargo; julgamento deve ser concluído apenas em 2026. A...

Câmara de Jerumenha aprova PPA, LOA e outros projetos do Executivo por unanimidade

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha realizou, na noite desta terça-feira, 16 de dezembro,...

Concurso Seduc: publicado edital com salários de R$ 5 mil para professor no Piauí; confira

As inscrições começam no próximo dia 22 de dezembro e vão até o dia 20 de janeiro de 2026. Foi...

Cerca de 73% dos professores serão beneficiados pelo novo Imposto de Renda da Pessoa Física

Pelo menos 1,5 milhão de docentes da educação básica terão mais renda disponível e cerca de 620 mil deixam...
spot_img

Brasil pode ter seu 1º lançamento orbital da história nesta semana

Nesta quarta (17), a empresa sul-coreana de serviços de lançamento de satélites, INNOSPACE, anunciou o reagendamento do lançamento de...

Júlio César recebe apoio de Lula e avança projeto ao Senado em 2026

Encontro no Planalto fortalece aliança com Rafael Fonteles e articulação da base no Piauí. O cenário político para as eleições...
spot_img

Posts Recomendados