Piauí ultrapassa a marca de 20 mil cirurgias ortopédicas em 2025

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O volume representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2022 e de 34% em comparação com 2024.

Entre janeiro e novembro de 2025, o Piauí realizou 20.952 cirurgias ortopédicas. O número eleva a média mensal para mais de 2 mil procedimentos em todo o estado, considerando os 14 hospitais que executam esse tipo de cirurgia. O volume representa um crescimento de 89% em relação ao mesmo período de 2022 e de 34% em comparação com 2024.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), o aumento consolidou a descentralização do cuidado ortopédico, permitindo que pacientes sejam operados mais perto de suas famílias e de casa. O desempenho também demonstra avanços na capital, que registrou média superior a 700 cirurgias por mês entre janeiro e novembro.

A servidora pública Sarya de Moura, que sofreu um acidente doméstico em julho e fraturou os dois pés, destaca o atendimento rápido e a possibilidade de realizar a cirurgia no Hospital Regional Deolindo Couto (HRDC), em Oeiras.

“Eu estava saindo para caminhar quando torci o pé direito e, ao tentar me equilibrar, acabei quebrando o esquerdo. Fui atendida na UPA, fiz o raio-x e o ortopedista, que estava em cirurgia, pediu que eu voltasse no dia seguinte. Já na segunda-feira eu estava operando. Foi tudo muito rápido”, relata.

(Foto: Ascom Sesapi)

Ela reforça que ter o procedimento realizado no próprio município fez diferença. “Isso me tranquilizou muito. Por ser uma fratura complexa, imaginávamos que eu precisaria ir para Picos ou Teresina. Fazer tudo aqui reduziu o estresse e a preocupação. O hospital tem estrutura e profissionais que dão conta da demanda. Hoje já consigo andar, sigo em reabilitação e, embora ainda não tenha 100% da mobilidade, estou evoluindo bem”, afirma.

O coordenador de Ortopedia do Hospital da Polícia Militar (HPM), Eduardo Bona, avalia o balanço de 2025 como extremamente positivo.

Cirurgia realizada no HPM (Foto: Ascom Sesapi)

“Estamos fechando o ano com números exuberantes: mais de 20 mil cirurgias ortopédicas no estado. Isso se deve, principalmente, à consolidação dos serviços nos hospitais regionais, que tratam a população perto de casa, e ao trabalho do HPM, que hoje é a maior referência em cirurgia ortopédica do Piauí. Realizamos, de forma rotineira, artroscopias de joelho, ombro, cotovelo, quadril, tendões, entre outras de média e alta complexidade, reduzindo uma demanda reprimida histórica”, destaca.

O superintendente de Gestão da Rede de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, afirma que a descentralização e o aumento da capacidade cirúrgica reduziram o tempo de espera.

“Esse avanço melhora o atendimento de urgência, especialmente para vítimas de acidentes de trânsito, e reduz a fila de cirurgias eletivas. Em 2022, um paciente esperava mais de 400 dias por uma cirurgia ortopédica eletiva, que era a segunda maior fila do estado. Hoje, a média estadual é de 51 dias, sendo apenas 39 no HPM, referência em ortopedia”, explica.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...

Rally Piocerá/Cerapió chega em Teresina na próxima sexta (30)

A competição deve movimentar cerca de R$ 8 milhões na economia dos municípios por onde passa, segundo estimativas baseadas...

Júlio César diz que PSD no Piauí seguirá com Lula apesar da filiação de Caiado

O deputado federal Júlio César, presidente estadual do PSD e pré-candidato ao Senado , afirmou que a filiação do...

Anvisa libera canabidiol em farmácias de manipulação e amplia tratamentos com cannabis

As mudanças são exclusivas para fins medicinais. O uso recreativo da cannabis continua sendo proibido e fora das normas...
spot_img

Guadalupe promoverá Corrida pela Vida em alusão ao Janeiro Branco nesta quinta-feira, 29, no Balneário Belém Brasília

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoverá nesta...

Piauí resgatou 481 trabalhadores em situação de escravidão entre 2020 e 2025

Comissão Estadual de Combate ao Trabalho Escravo realiza evento nesta quarta em Teresina. Levantamento do Ministério Público do Trabalho (MPT)...
spot_img

Posts Recomendados