Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Polícia Civil do Piauí apreende acusados de planejar ataques a escolas

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

De acordo com o secretário de segurança, Chico Lucas, essas apreensões ocorreram nas cidades de Teresina, Picos, Bom Princípio, Buriti dos Lopes e Mathias Olímpio, e as idades deles variam de 12 a 15 anos.

O secretário de Segurança Pública do Piauí, Chico Lucas, informou que cinco menores foram apreendidos por usarem as redes sociais para postar ameaças com intuito de chamar a atenção para algum tipo de violência que enfrentam no ambiente escolar. De acordo com o secretário, essas apreensões ocorreram nas cidades de Teresina, Picos, Bom Princípio, Buriti dos Lopes e Mathias Olímpio, e as idades deles variam de 12 a 15 anos.

Chico Lucas explicou que todo o esquema de ação será dividido em duas partes: a primeira será a de prevenção, que ficará a cargo da Secretaria de Educação (Seduc), que analisará crianças que sofrem bullying e apresentam problemas psicológicos. A segunda parte será a de proteção, que será diligenciada pela polícia.

Chico Lucas

“Todos os cinco menores apreendidos vinham de famílias desestruturadas que estavam sofrendo bullying. Eu vejo isso como um grito de socorro. O secretário de Educação, Washington Bandeira, aumentou o número de psicólogos para cuidar dessa situação. As redes sociais também devem ser responsabilizadas, pois não foram feitas para cometer crimes. Como são menores, temos que respeitar o ECA. Estamos chamando os pais para assinar um termo de responsabilidade e controlando o acesso deles ao celular”, disse o secretário de Segurança.

“Estamos discutindo um plano de ação entre a Seduc e a Segurança Pública, além de entidades como MP, PF e TCE. Dividimos o plano em duas partes: prevenção, que fica com a Seduc. Multiprofissionais analisam crianças que sofrem bullying e apresentam problemas psicológicos. A proteção ficará com a Polícia Militar, dividida em duas partes: a inteligência, que monitora as redes sociais. Inclusive, os menores apreendidos postavam ameaças nas redes sociais para chamar a atenção sobre algum tipo de violência que sofriam nas escolas”, detalhou Chico Lucas.

Treinamento e reforço nas escolas

Ainda sobre o plano de ação voltado para a proteção, o secretário de Segurança explicou que, além da Polícia Militar, a Companhia Independente de Proteção Escolar (CIPE) está treinando os agentes de portaria e reforçando a presença policial na frente das escolas.

“A segunda parte que está sob a responsabilidade da Polícia Militar, a Companhia Independente de Proteção Escolar (CIPE), está treinando os agentes de portaria. Além disso, está havendo um reforço do policiamento na frente das escolas”, adiantou o gestor da Segurança.

Participação da sociedade

Chico Lucas ainda chamou a atenção para a importância da sociedade em manter a calma, mesmo nesse clima tenso. “Mas também pedimos que a população mantenha a calma, pois esse clima de euforia fortalece a vontade dessas crianças quererem chamar a atenção. Estamos fazendo a nossa parte, monitorando essa situação. Temos que ter parcimônia e cautela para lidar com esse fenômeno”, finalizou o secretário.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Obra de drenagem no bairro Cruzeta chega ao fim; reposição do asfalto será feita em breve, diz prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes. Nesta terça-feira, 15 de abril, o prefeito de Guadalupe, Jesse James, esteve mais uma vez acompanhando de...

Projeto de lei propõe criar assentos preferenciais para mulheres desacompanhadas em viagens

Medida busca evitar e reduzir os casos de assédio e importunação sexual praticados dentro dos ônibus. Um projeto de lei...

Donos de animais envolvidos em acidentes nas rodovias do Piauí podem responder criminalmente

Para tentar reduzir as estatísticas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) está realizando a Operação Porteira Fechada. Durante o ano...

Advogado e influencer João Neto é preso em flagrante por agredir companheira

João Neto se apresenta nas redes como ex-policial militar da Bahia, advogado criminalista e mestre em ciências criminais. O advogado...
spot_img

Com descontos de até 99,9%, Nubank realiza campanha para renegociação de dívidas

O banco oferece descontos de até 99,9% e condições especiais para ajudar os clientes a gerenciar suas dívidas e...

“Mulheres do job” dão dicas e oferecem mentoria no TikTok a profissionais do sexo iniciantes

Categoria cresceu tanto nas redes que ganhou referências em músicas e se tornou inspiração para influenciadores de outros nichos,...
spot_img

Posts Recomendados