Polícia Federal indiciou Jair Bolsonaro e o filho Eduardo por obstrução de Justiça

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Relatório final da investigação apresenta novas mensagens trocadas pelo ex-presidente com o filho dele

A Polícia Federal indiciou, nesta quarta, o ex-presidente Jair Bolsonaro e o filho dele Eduardo Bolsonaro por tentativa de obstrução de Justiça na ação da trama golpista. No relatório de 170 páginas, os investigadores apresentam provas de que o ex-presidente e o filho dele cometeram crimes como coação no curso do processo, obstrução de investigação de infração penal que envolva organização criminosa e abolição violenta do Estado Democrático de Direito.

Foto: TOMZÉ FONSECA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

Os investigadores citam o repasse de 2 milhões de reais feito por Jair Bolsonaro para financiar a permanência do filho nos Estados Unidos, onde busca apoio do governo de Donald Trump para pressionar o Judiciário brasileiro.

“Ainda em depoimento, o ex-presidente admitiu que os valores repassados a Eduardo Bolsonaro não são originariamente fruto de proventos auferidos diretamente por meio de trabalho ou qualquer atividade econômica por si desempenhada, mas de campanhas de arrecadação de doações feitas por apoiadores via Pix. Neste ponto, verifica-se que as reiteradas ações de arrecadação e financiamento de valores por meio de apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro em campanhas de doações de PIX vem se materializando em instrumento de financiamento e suporte de atividades ilícitas com a finalidade de coagir autoridades públicas”, diz a PF.

O relatório sustenta que a ação criminosa de Bolsonaro e do filho tinha apoio de “terceiros” e cita Silas Malafaia, alvo de buscas e de medidas restritivas impostas por Alexandre de Moraes, nesta quarta.

“Ademais, foi possível identificar que os investigados Jair e Eduardo Bolsonaro contam com o auxílio material de terceiros –que, atuando em unidade de desígnios – agem de forma direta para consecução da finalidade criminosa”, diz o relatório.

“A análise do material probatório arrecadado identificou que o indivíduo Silas Malafaia, conhecido líder religioso, vem atuando de forma livre e consciente, em liame subjetivo com os demais investigados, na definição de estratégias de coação e difusão de narrativas inverídicas, bem como no direcionamento de ações coordenadas que, em última instância, visam coagir os membros da cúpula do Poder Judiciário, de modo a impedir que eventuais ações jurisdicionais proferidas no âmbito do Supremo Tribunal Federal possam contrapor os interesses ilícitos do grupo criminoso”, diz a PF.

A PF diz ter encontrado provas que “corroboram a hipótese criminal de um conjunto orquestrado de ações praticadas pelo grupo investigado, voltadas a coagir membros do Poder Judiciário e, mais recentemente, do Poder Legislativo (Câmara e Senado), de modo a tentar subjugar os respectivos Chefes de Poderes aos anseios do grupo criminoso, com a finalidade de obtenção de vantagem indevida”.

Para a PF, essa vantagem foi revelada pelo próprio Eduardo Bolsonaro no dia do anúncio das sanções dos Estados Unidos contra o Brasil: ‘‘anista ampla, geral e irrestrita, seguindo uma nova legislação que garanta a liberdade de expressão — especialmente online – e a responsabilização dos agentes públicos que abusaram do poder’’, diz Eduardo na fala registrada pela PF.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Mais de 1,5 mil armas são destruídas pela SSP-PI em ação contra o crime organizado

Material apreendido em operações policiais foi periciado e descartado com aval da Justiça. A Secretaria da Segurança Pública do Piauí...

Projeto no Piauí quer obrigar seguro e plano médico em corridas com mais de 200 pessoas

Para corridas noturnas, projeto exige o uso de itens refletivos ou de iluminação pessoal pelos corredores e pela equipe...

Piauí concede isenção de ICMS na conta de energia para consumidores de baixa renda

A medida tem efeito a partir de janeiro de 2026 e o beneficiário deve estar inscrito no CadÚnico. O Governo...

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...
spot_img

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...
spot_img

Posts Recomendados