Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Polícia Federal investiga deputado Jadyel Alencar por crimes eleitorais

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Deputado é suspeito de praticar ilegalidades na campanha de 2022, quando disputou vaga na Câmara.

A Polícia Federal está investigando o deputado federal Jadyel Alencar (Republicanos), suspeito da prática de crimes eleitorais na campanha de 2022, quando disputou e conseguiu uma vaga na Câmara dos Deputados, ainda pelo Partido Verde (PV). A delegada Milena Soares de Sousa Caland é a responsável pela investigação.

Jadyel Alencar é investigado a pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE), que, por meio da promotora Gianny Vieira de Carvalho, encaminhou ofício à PF no dia 27 de novembro do ano passado, requisitando a instauração de procedimento para apurar eventuais irregularidades na campanha do parlamentar.

O deputado é suspeito de praticar crimes de falsidade ideológica eleitoral e/ou apropriação de valores destinados ao financiamento eleitoral, devido a indícios de irregularidades encontradas em sua prestação de contas, diante da identificação de doadores de campanha cuja renda formal conhecida é incompatível com o valor doado.

FOTO: Assis Fernandes/ O DIA

Inicialmente, o caso estava sob responsabilidade da Procuradoria Regional Eleitoral, entretanto, em maio do ano passado o procurador Regional Eleitoral Marco Túlio Lustosa Caminha declinou da atribuição e encaminhou os autos à Promotoria Eleitoral da 98ª Zona Eleitoral, pelo fato de as supostas irregularidades serem relativas à época em que Jadyel Alencar não ocupava qualquer cargo político, não possuindo, assim, direito ao foro por prerrogativa de função.

Delegada pediu documentos

No dia 12 de março deste ano, a delegada Milena Caland expediu despacho solicitando do Ministério Público o relatório que detalha os indícios de irregularidades na prestação de contas de Jadyel Alencar, para, assim, instaurar o inquérito policial, que ainda tramita como Notícia de Crime em Verificação (NIV).

Já no último dia 18 junho, a juíza Gláucia Mendes de Macêdo assinou despacho determinando o ajuste da classe processual para petição criminal.

Outro lado

A reportagem entrou em contato com a assessoria do deputado Jadyel Alencar na noite desta quinta-feira (18), mas não obteve resposta até a publicação desta matéria. O espaço está aberto para esclarecimentos.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito Júnior Nato participa de seminário da UNCME em Teresina ao lado de representantes da educação de Jerumenha

Por Gleison Fernandes. O prefeito de Jerumenha, Júnior Nato, esteve presente nesta terça-feira, 13 de maio, no XIII Seminário Estadual...

Rafael Fonteles vai indicar 1° suplente da chapa de Júlio César ao Senado

O governador Rafael Fonteles (PT-PI) terá a responsabilidade de indicar o primeiro suplente da chapa do deputado federal Júlio...

Em Floriano, Marcus Vinícius e Wellington Dias farão o lançamento do Programa Acredita

Por meio de uma série de iniciativas em diferentes setores, o deputado florianense tem promovido avanços na qualidade de...

Confidencial: Lula reclama de vazamento de conversa com presidente chinês e Janja

De acordo com fontes que participaram da reunião, Janja teria pedido a palavra para falar sobre os efeitos nocivos...
spot_img

Maio é o último mês com repasse do Benefício Extraordinário de Transição do Bolsa Família

O BET foi criado em 2023 como uma medida temporária, com o objetivo de garantir que nenhuma família tivesse...

Primeira-dama de Guadalupe integra fórum estadual voltado à promoção da primeira infância

Por Gleison Fernandes. Evento realizado em Teresina reuniu primeiras-damas, prefeitas e lideranças em prol do desenvolvimento integral das crianças piauienses. A...
spot_img

Posts Recomendados