Política Nacional de Cuidados foi enviada e aguarda aprovação do Congresso Nacional. Plano Nacional de Cuidados, que definirá as entregas do Governo Federal para a população, está em fase final de elaboração
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu nesta quinta-feira (24.10), em Brasília, com a ministra da Saúde, Nísia Trindade, para discutir os próximos passos para a Política Nacional de Cuidados. Para garantir serviços eficientes e de qualidade, está sendo desenvolvido um protocolo entre o Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e o Sistema Único de Saúde (SUS).
“Hoje, trabalhamos com a ministra Nísia Trindade e sua equipe para apresentar, em breve, ao presidente Lula as entregas possíveis para a população brasileira nessa área”, destacou Wellington Dias. “O MDS trabalha de forma integrada com o Ministério da Saúde. A Política de Cuidados, orientada pelo presidente Lula, na área da pessoa idosa, nas pessoas que são cuidadas e nas que são cuidadoras”, completou.
No encontro, o titular do MDS também mencionou a importância da tecnologia na atenção a idosos, citando o uso por alguns países de pulseiras de cuidados para alertar familiares ou membros da comunidade em caso de emergência.
A formação e qualificação de profissionais remunerados que atuam na área de cuidados também foram pontos tratados na reunião. “É crucial que esses profissionais tenham qualificação adequada, carteira de trabalho e apoio à saúde mental”, ressaltou o ministro, reconhecendo os desafios enfrentados por esses trabalhadores, como isolamento e privação.
O ministro celebrou ainda os avanços no acompanhamento das condicionalidades, com a superação da meta de 80%, alcançando 81%, no acompanhamento familiar, de gestantes e de doenças crônicas. “No Brasil, 9,6 milhões de crianças de famílias beneficiárias do Bolsa Família recebem acompanhamento, com foco em vacinação e peso, para que se tornem adultos saudáveis”, informou.
A secretária Nacional da Política de Cuidados e Família do MDS, Laís Abramo, ressaltou a importância da reunião entre o MDS e o Ministério da Saúde para a construção da Política Nacional de Cuidados. “O SUS e o SUAS são pilares essenciais na oferta de serviços de cuidado à população”, afirmou.
Abramo destacou que a Política de Cuidados visa fortalecer a integração entre o SUS e o SUAS e ampliar os serviços oferecidos à população. “Um dos pilares da Política de Cuidados é a atenção integral a quem precisa de cuidado e a quem cuida. Isso abrange crianças, pessoas idosas, pessoas com deficiência que necessitam de apoio para atividades diárias, bem como cuidadores familiares e profissionais do cuidado remunerado”, explicou.
O projeto de lei que institui a Política Nacional de Cuidados já foi enviado ao Congresso Nacional e o Plano Nacional de Cuidados, que definirá as entregas do Governo Federal para a população, está em fase de finalização.