Praticar exercício com o estômago vazio queima 70% mais gordura, aponta estudo

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

As pessoas que têm o hábito costumam não compensar todas as calorias queimadas na atividade física ao longo do dia.

Fazer exercícios em jejum pode ajudar a queimar 70% mais gordura do que praticar uma atividade física duas horas depois de comer. É o que aponta um novo estudo feito por pesquisadores da Universidade Nottingham Trent, da Universidade Metropolitana de Manchester e da Universidade de Loughborough, todas na Inglaterra. O trabalho foi publicado na revista científica International Journal of Sport Nutrition and Exercise Metabolism.

Segundo os cientistas, isso acontece porque as pessoas que treinam com o estômago vazio não conseguem compensar ao longo do dia as calorias queimadas durante a atividade física.

Embora estudos científicos apontem que os benefícios da atividade física são maiores quando feita no período da manhã, a pesquisa descobriu que é no horário noturno (entre 16h e 20h) que as pessoas mais fazem exercícios físicos devido a outros compromissos pessoais que as impede de se exercitar mais cedo.

Divulgação

Por conta disso, os pesquisadores projetaram o estudo para que os participantes pedalassem em uma bicicleta ergométrica às 18h30 em intensidade moderada por 30 minutos e, logo em seguida, pedalar mais rápido que conseguissem por 15 minutos initerruptos.

Os participantes fizeram isso duas vezes em dias separados — uma vez após um jejum de sete horas e uma vez duas horas depois de comer uma refeição.

Os resultados mostraram que o exercício em jejum à noite aumentou a quantidade de gordura queimada durante a atividade. A perda de gordura foi semelhante à que ocorre quando se faz atividade física em jejum pela manhã (quando a última refeição foi realizada na noite anterior).

A quantidade de gordura queimada durante o ciclo de 30 minutos aumentou cerca de 70%, indo de 4,5g para 7,7g.

Os pesquisadores mediram a quantidade de comida que os participantes comeram ao longo do dia e também no jantar, após o exercício. Enquanto a ingestão de calorias no jantar foi cerca de 100 quilocalorias maior para aqueles que fizeram exercícios em jejum, a ingestão de calorias durante todo o dia foi em média 440 quilocalorias menor, quando o exercício foi realizado em jejum. Isso significa que, de modo geral, quem fez o exercício em jejum consumiu menos calorias do que aqueles que praticaram a atividade física duas horas após uma refeição.

Os pesquisadores também descobriram, no entanto, que, apesar desses benefícios, os participantes percorreram uma distância um pouco menor durante o exercício de pedalar o máximo possível em 15 minutos, tiveram menor motivação para se exercitar e gostaram menos do exercício quando feito em jejum.

“O jejum antes do exercício noturno pode beneficiar alguns elementos da saúde devido ao aumento da quantidade de gordura queimada durante o exercício ou à redução do número de calorias ingeridas durante o dia. Se feito regularmente, pode melhorar a maneira como o corpo lida com picos de açúcar no sangue depois de comer”, disse Tommy Slater, pesquisador de ciências esportivas da Escola de Ciência e Tecnologia da Universidade de Nottingham Trent, em comunicado divulgado pela unidade de ensino.

Mas o especialista pondera:

“No entanto, apesar desses benefícios, o jejum durante o dia parece reduzir o desempenho, a motivação e o prazer dos exercícios, o que pode tornar mais difícil para algumas pessoas permanecerem com ele a longo prazo”.

Por O GLOBO — Rio de Janeiro

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...

MS realiza o maior mutirão da história do SUS com mais de 61,6 mil cirurgias e exames neste fim de semana

São quase 200 hospitais mobilizados em todo o país para atender a população, com mais de 11,5 mil cirurgias...

Prefeito e Governador de São Paulo pedem a Lula ajuda com o apagão da Enel

Os apagões da Enel têm sido constantes sempre que ocorrem eventos climáticos. O governo federal e o governo estadual...

Pesquisa aponta que maioria dos deputados defendem que Bolsonaro retire a candidatura de vez

Levantamento Quaest Genial mostra ambiente dividido na oposição e indica incertezas sobre o peso político de Bolsonaro na próxima...
spot_img

“Verdade prevaleceu”, diz Alexandre de Moraes sobre fim de sanções dos EUA

Governo americano retirou nome do ministro da Lei Magnitsky O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comentou...

Encerramento do festejo da padroeira de Guadalupe reúne fiéis em procissão até a Igreja Matriz

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Os festejos de Nossa Senhora de Guadalupe chegaram ao seu momento mais esperado...
spot_img

Posts Recomendados