Em visita aos hospitais de campanha, o prefeito Firmino Filho anunciou que enviará projeto de lei à Câmara de Vereadores para antecipar o feriado do aniversário da cidade de 16 de agosto para o dia 17 de abril.
A ideia é diminuir ainda mais a circulação de pessoas, evitando assim a disseminação da covid-19.
“Vamos excepcionalmente neste ano de 2020 antecipar o feriado. Vamos fazer com que essas três semanas a gente tenha só 4 dias úteis na semana”, disse Firmino Filho lembrando que há outros feriados nacionais já previstos que devem encurtar os dias úteis da semana.
O prefeito alertou que o sistema de saúde será ‘posto em cheque” do final de abril até meados do mês de maio. Ele acrescenta que as unidades de campanha são um preparativo para o aumento na demanda por leitos clínicos e de UTI.
“Nós teremos um pico em Teresina por volta do dia 15 de maio. Eventualmente nosso sistema de saúde será posto em cheque no final de abril para o início de maio. Nessa janela de tempo nós temos que trabalhar”, afirmou o prefeito.
Firmino Filho voltou a criticar o descumprimento do isolamento social na capital. Segundo ele, este domingo (12), mesmo sendo feriado, teve o pior percentual de isolamento desde o início do decreto.
“Foram 56 mil pessoas a mais circulando. É fundamental que a gente possa tomar novas medidas”, disse o prefeito.
A prefeitura, o governo do Estado, a Polícia Militar e a Guarda Municipal se reuniram nesse domingo (12) com o Ministério Público e a APPM para tratar do cumprimento dos decretos de isolamento em todo o território piauiense. O poder público pretende uma semana mais ativa no sentido do cumprimento das medidas.
Flash Valmir Macêdo/[email protected]