Prefeito Rodrigo Martins participa de reunião na APPM sobre regras do ICMS Ecológico para 2026

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) reuniu, na manhã desta quarta-feira (26), em Teresina, prefeitos de várias regiões do estado para discutir as mudanças previstas no ICMS Ecológico que começarão a impactar os municípios a partir de 2026. O prefeito de Bertolínia, Rodrigo Martins, participou do encontro e acompanhou de perto as orientações apresentadas pelos órgãos estaduais.

A reunião ocorreu no auditório da APPM e contou com representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Ministério Público do Piauí e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, conduziu o encontro e destacou a importância do diálogo para que os municípios estejam preparados para as novas normas ambientais.

Durante a apresentação, o assessor técnico da Semarh, João Evangelista, explicou que a atualização do selo ambiental do ICMS passa a vigorar em 2027, com apuração ainda em 2026. Ele ressaltou que as mudanças buscam fortalecer a gestão ambiental dos municípios e ampliar a visibilidade do Piauí no cenário nacional e internacional.

O conselheiro substituto do TCE-PI, Delano Câmara, presidente da Comissão Permanente de Receitas, reforçou que os critérios de distribuição da cota parte do ICMS sofrerão alterações e que os municípios precisarão se adequar para não perder recursos. Segundo ele, a construção das novas diretrizes envolveu diferentes instituições e foi amplamente debatida com os gestores.

Para o prefeito Rodrigo Martins, participar da reunião foi fundamental para acompanhar as atualizações e garantir que Bertolínia avance no cumprimento das exigências ambientais. Ele destacou a importância de espaços como esse para que os municípios planejem suas ações com antecedência.

Ao final, ficou definido que APPM, Semarh, TCE-PI e Ministério Público voltarão a se reunir para ajustar os pontos finais das novas normativas do selo do ICMS Ecológico.

Confira as imagens


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...

Governo do Piauí lança edital de concurso da saúde com 1.646 vagas e salários de até R$ 12,3 mil

Edital oferece vagas para níveis médio, técnico e superior, com inscrições entre 11 de dezembro e 15 de janeiro...
spot_img

Flávio Dino proíbe pagamento de emendas indicadas por Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem que estão fora do Brasil

Para o ministro, a ida dos deputados para os EUA e o abandono da função parlamentar configuram 'afronta' Os dois...

Tecnologia inédita chega a Teresina para tratamento de crianças neurodivergentes

Teresina recebeu, nesta quinta-feira (4), uma tecnologia terapêutica inédita no Brasil para o atendimento de crianças neurodivergentes, especialmente aquelas...
spot_img

Posts Recomendados