Prefeito Rodrigo Martins participa de reunião na APPM sobre regras do ICMS Ecológico para 2026

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Por Gleison Fernandes – Jornalismo da UCA.

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) reuniu, na manhã desta quarta-feira (26), em Teresina, prefeitos de várias regiões do estado para discutir as mudanças previstas no ICMS Ecológico que começarão a impactar os municípios a partir de 2026. O prefeito de Bertolínia, Rodrigo Martins, participou do encontro e acompanhou de perto as orientações apresentadas pelos órgãos estaduais.

A reunião ocorreu no auditório da APPM e contou com representantes da Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semarh), Tribunal de Contas do Estado (TCE-PI), Ministério Público do Piauí e Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí. O presidente da APPM, Admaelton Bezerra, conduziu o encontro e destacou a importância do diálogo para que os municípios estejam preparados para as novas normas ambientais.

Durante a apresentação, o assessor técnico da Semarh, João Evangelista, explicou que a atualização do selo ambiental do ICMS passa a vigorar em 2027, com apuração ainda em 2026. Ele ressaltou que as mudanças buscam fortalecer a gestão ambiental dos municípios e ampliar a visibilidade do Piauí no cenário nacional e internacional.

O conselheiro substituto do TCE-PI, Delano Câmara, presidente da Comissão Permanente de Receitas, reforçou que os critérios de distribuição da cota parte do ICMS sofrerão alterações e que os municípios precisarão se adequar para não perder recursos. Segundo ele, a construção das novas diretrizes envolveu diferentes instituições e foi amplamente debatida com os gestores.

Para o prefeito Rodrigo Martins, participar da reunião foi fundamental para acompanhar as atualizações e garantir que Bertolínia avance no cumprimento das exigências ambientais. Ele destacou a importância de espaços como esse para que os municípios planejem suas ações com antecedência.

Ao final, ficou definido que APPM, Semarh, TCE-PI e Ministério Público voltarão a se reunir para ajustar os pontos finais das novas normativas do selo do ICMS Ecológico.

Confira as imagens


DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Com jogos avançados, final do Torneio de Futsal de Guadalupe acontece hoje, dia 29, entre 14 de Março e Cruzetão, destaca a gestão municipal

Por Gleison Fernandes. As semifinais do 30º Torneio de Futsal de Férias – Edição Janeiro/2026 foram realizadas na noite desta...

Suspeito de matar o próprio pai a facadas é preso em bairro de Teresina

Após uma fuga pela mata, suspeito de matar o próprio pai é capturado graças à ação conjunta e rápida...

Resultado da chamada regular do Sisu 2026 é divulgado hoje; veja como consultar

Programa seleciona alunos para o primeiro e o segundo semestres letivos deste ano. Edição conta com 274,8 mil vagas...

Setor produtivo reage à manutenção da Selic em 15% ao ano

Indústria, construção e centrais sindicais criticam decisão do Copom A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central...
spot_img

Prefeito de Cajueiro da Praia desmente Fábio Novo e mantém apoio a Ciro Nogueira

O prefeito de Cajueiro da Praia, Felipe Ribeiro, desmentiu as declarações de Fábio Novo (PT) de que “votaria com...

Banco Central mantém juros básicos em 15% ao ano pela quinta vez seguida

Taxa Selic está no maior nível em quase 20 anos Apesar do recuo da inflação e do dólar, o Banco...
spot_img

Posts Recomendados