Os pacientes foram encaminhados via Secretaria Municipal de Saúde para realizarem a cirurgia. Com o objetivo de acabar com o número de pessoas na fila de espera pelo tratamento.
A prefeitura de Guadalupe tem garantido acesso à população ao Mutirão de Catarata, com o objetivo de reduzir a quantidade de pessoas que precisam resolver seus problemas na área de oftalmologia. Este mutirão é uma parceria com o Governo do Estado e Secretaria de Estado da Saúde, onde são ofertados consultas e cirurgias de catarata.
O secretário Paulo Rocha e a Coordenadora da Atenção Básica de Saúde, enfermeira Jucilene Andrade, informaram a redação do Portal Cidade Luz, que os pacientes foram selecionados por encaminhamentos prévios que já haviam no setor de regulação da própria secretaria municipal de saúde, com preferência para usuários acima de 60 anos.
Jucilene acrescentou que os pacientes iniciaram o processo no dia 22 de novembro, e no dia 28/11 fizeram os exames pré-operatórios, terminando com a realização das cirurgias na UBS Helvidio de Holanda Barros, nesta quinta-feira, 30. Dos 18 pacientes que fazem parte da caravana, somente 16 precisaram farão cirurgias.
Além dos pacientes, também fizeram parte da caravana, Jucilene Andrade (Coordenadora da ESF), e Polliana Cavalcanti (Assistente Social).
O secretário Paulo Rocha destacou ainda que a ação é direcionada as pessoas que tenham dificuldade de enxergar. De acordo com ele, foram priorizados as pessoas mais idosas e os casos de maior urgência.
SOBRE A DOENÇA
A catarata é definida como qualquer opacificação do cristalino que atrapalhe a entrada de luz nos olhos, acarretando diminuição da visão. As alterações podem levar desde pequenas distorções visuais até a cegueira.