A lei destina recursos para os agentes culturais no município.
A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Esporte e Cultura, promoveu na tarde desta terça-feira (24), na sede da Secretaria de Assistência Social, uma capacitação para os criadores de cultura do município, na elaboração de projetos para os editais da Lei Paulo Gustavo. O evento foi conduzido pela Empresa CONTEDUC de Floriano, compota pela diretora Francinete Soares, Anisia Carvalho (Consultora e artista) e do técnico em áudio visual, Alisson Rocha.
A diretora Francinete Soares falou para a equipe do Portal Cidade Luz destacando a importância da capacitação. “Nosso trabalho é garantir aos agentes cultuais de áudio visual e demais culturas as informações necessárias para que os mesmos possam participar do chamamento publico até o dia 27 de outubro, data estabelecida pelos editais.
O evento contou com participação do Secretário de Cultura Aécio Santana, além de vários membros da cultura local. Aécio disse que a capacitação teve como objetivo auxiliar e preparar os artistas locais na elaboração de seus projetos para concorrer aos editais da Lei.
A Lei Paulo Gustavo
A Lei Paulo Gustavo (Lei Complementar nº 195/2022) viabiliza o maior investimento direto no setor cultural da história do Brasil para a execução de ações e projetos em todo o território nacional. A Lei é, também, um símbolo de resistência da classe artística. Foi aprovada durante a pandemia de Covid-19, que limitou severamente as atividades do setor. É, ainda, uma homenagem a Paulo Gustavo, artista símbolo da categoria, vitimado pela doença.
Os produtores culturais terão acesso aos valores por meio de editais, chamamentos públicos, prêmios, aquisição de bens e serviços ou outras formas de seleção pública simplificada executados pelos estados, municípios e Distrito Federal.
Confira as imagens