A primeira turma recebeu a capacitação no período de 25 a 29 de abril, nas fazendas Canindé e Benvindo. A segunda turma terá o treinamento de 16 a 20 de maio, desta vez na fazenda São José e outras aulas na Canindé.
A Prefeitura de Jerumenha por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Desenvolvimento Rural, em parceria com o Senar, realizou a primeira etapa do curso de capacitação em inseminação artificial. A turma foi composta por produtores, técnicos e jovens filhos de criadores, que inicialmente fizeram o curso com 40 horas de treinamento.
As aulas foram ministradas pela médica veterinária Drª Aline que durante cinco dias, misturou a teoria com a prática deixando todos os participantes aptos para o trabalho.
De acordo com o secretário Municipal de Agricultura, Antônio Carlos, os alunos aprendem sobre todo o processo de higiene, descongelamento de sêmen, montagem de aplicador e inseminação. “A prática é a parte mais visada, porque assegura que os alunos tenham condições de executar o serviço em seus rebanhos”.
Ao Portal Cidade Luz, o prefeito Júnior Nato disse que o objetivo do treinamento de inseminação artificial foi capacitar os criadores no uso de técnicas adequadas na bovinocultura. Além de oferecer conhecimento necessário para inseminar o rebanho, melhorando assim sua qualidade e produção.
Finalizando, o secretário Antônio Carlos agradeceu a participação de todos e destacou a parceria de Marcos Paraguaçu, que através dele, o deputado Júlio César destinou esse curso para o município de Jerumenha, onde beneficiará diretamente 40 pessoas, entre criadores, técnicos e estudantes.
Confira as imagens