Segundo a prefeitura, o monumento será um atrativo para os habitantes e para o turismo religioso católico na cidade. Parte da população criticou falando que o recurso de quase R$ 190 mil deveria ter sido aplicado em melhorias de serviços.
Uma réplica da estátua do Cristo Redentor do Rio de Janeiro está sendo construída em Parnaíba, no litoral do Piauí. A obra, prevista para ser finalizada até 25 de maio, tem, segundo a prefeitura do município, investimento de R$ 186.200,00 e foi alvo de crítica de habitantes que acreditam que o recurso seria melhor aplicado em outras obras de infraestrutura para a cidade, como de pavimentação.
A Prefeitura de Parnaíba informou, em nota, que o monumento será um atrativo para os habitantes e para o turismo religioso católico na cidade, e que segue uma agenda de obras e melhorias em diversos segmentos que beneficiam a população parnaibana. Leia a íntegra do comunicado ao fim da reportagem.
A secretaria municipal de infraestrutura de Parnaíba informou que pegou inspiração da posição dos braços, escalas e medidas do modelo do projeto do Cristo carioca, considerado uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, que tem 30 metros de altura e 28 de largura.
A réplica parnaibana terá aproximadamente 11 metros de altura e 11,7 metros de envergadura e está sendo construída pelo artista plástico parnaibano Charles Santeiro, na Avenida São Sebastião, considerada a principal via da cidade, próximo à Igreja Matriz, a Paróquia de São Sebastião.
Críticas de parte da população
Um perfil voltado a acontecimento da cidade, com quase 60 mil seguidores, postou uma foto da obra, elogiando o monumento, mas grande parte dos comentários criticaram a construção. “Acho ‘top’ essas coisas, dá uma valorização na cidade, entre outras coisas. Porém, temos que agir primeiro no necessário, tipo iluminação, saúde, educação e segurança, que ainda falta”, escreveu um dos internautas.
“Dinheiro público sendo usado para construir imagem, enquanto a infraestrutura das ruas da nossa cidade está péssima. Avenidas esburacadas e não pode chover que a maioria dos bairros fica alagada”, afirmou outra.
“Críticas são necessárias para quem não conhece a realidade. O dinheiro deveria ser gasto na educação, saúde e segurança. Escolas sem vigia, apenas biscoito para merenda, sem médicos e sem remédios nos postos de saúde. Para quem não usufrui desses serviços, está tudo ótimo”, declarou uma.
“Tem quatro anos que peço um poste aqui na minha rua e dizem que está em falta a haste”, “Quando chover ele vai fazer o milagre do saneamento básico?” e “Era preferível ter comprado um sinal novo exatamente para esse cruzamento”, foram alguns dos comentários da publicação.
Também houve comentários elogiando a construção da obra e afirmando que ela deixará a cidade mais bonita e atrativa para turistas. Uma das internautas concordou com as críticas sobre como o dinheiro público foi aplicado, mas chamou a atenção para que a população da cidade fique mais atenta sobre a destinação de recursos antes deles serem aplicados.
“Concordo que o dinheiro público poderia ser investido de maneiras mais necessárias. Mas já está quase terminado. A obra começou há um tempão e a galera que está criticando deveria ter feito isso no começo. Não fez por quê? Por que não sabia? Não se interessa para saber para onde está indo o dinheiro público, mas quer dar pitaco quando o negócio já está feito”, declarou.
Projeto “Terra Santa”
A deputada estadual Maria das Graças de Moraes, a Gracinha Mão Santa (Progressistas), filha do prefeito e ex-secretária de infraestrutura da cidade, afirmou que a obra é parte de um projeto intitulado “Terra Santa”.
Segundo a parlamentear, no local da construção havia um terreno que estava virando local para lixo. “Na época, como secretária de infraestrutura, desenvolvi o projeto, apresentei ao prefeito Mão Santa, que aprovou. A praça vai ter várias obras de arte que contarão a história de vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo”, contou.
Conforme o projeto, serão aproximadamente 21 monumentos fixados, com objetivo de fomentar o turismo religioso e incentivar artistas locais. “As estátuas gigantes fazem referência a cenários bíblicos e placas de todas as passagens da Via Sacra. Nosso objetivo é tornar esta a maior praça religiosa do Nordeste”, afirmou a deputada.
Nota da Prefeitura de Parnaíba
A Prefeitura de Parnaíba segue uma intensa agenda de obras e melhorias em diversos segmentos da infraestrutura, saúde, educação, turismo e outros setores. A obra em questão, trata-se da segunda etapa da construção da Praça Santa, espaço que reúne fé, devoção, através de um paisagismo que retrata a vida do maior homem da humanidade e é com frequência visitado por centenas de parnaibanos e turistas. Este espaço recentemente foi visitado por milhares de pessoas durante a apresentação do espetáculo teatral Sacra. A segunda etapa, trata-se da construção do Cristo Redentor, obra que está encantando a todos que passam pelo local e que após a inauguração, será mais um atrativo para Parnaíba, cidade que mais se desenvolve no país, graças ao empenho e dedicação do prefeito Mão Santa. O turismo religioso e a fé, sempre foram preocupação do prefeito Mão Santa e sua equipe, bem como o cuidado com as demais áreas. A prefeitura segue um cronograma de serviços que beneficiam todas as comunidades, promovendo cidadania e benefícios a população parnaibana.
Fonte: G1 Piauí