Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Prefeitura de Parnaíba volta a abrir comércio após decisão judicial

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Mão Santa já acionou a Vigilância Sanitária para fazer toda a orientação necessária aos comerciantes e à população quanto aos procedimentos de prevenção.

O procurador do município de Parnaíba, Ricardo Mazulo, informou que a decisão judicial – que proibiu a abertura do comércio na cidade – valeu até (13/04), e que a partir de hoje, volta a vigorar o decreto do prefeito Mão Santa (DEM) liberando o funcionamento dos estabelecimentos comerciais.

Mão Santa

No dia 28 de março, a juíza Anna Victoria Muylaert Saraiva Cavalcanti Dias, da 4ª Vara Cível de Parnaíba, determinou que o decreto do prefeito Mão Santa (DEM) de reabrir o comércio fosse suspenso por um período de 15 dias como medida para conter o novo coronavírus. A juíza, entre os argumentos, alegava que o decreto contrariava o que determina a OMS (Organização Mundial de Saúde) de praticar o isolamento social.

Segundo o procurador Ricardo Mazulo, a prefeitura promoverá “retorno responsável” das atividades econômicas em Parnaíba e que a decisão judicial foi integralmente cumprida.

“Não houve prorrogação da decisão por parte da magistrada, e o prefeito Mão Santa, aconselhado pelo jurídico do município, resolveu adotar essa medida como forma, também, de manter empregos e renda para as famílias parnaibanas, principalmente aos que ficaram mais vulneráveis com a quarentena”, disse o procurador.

Segundo Mazulo, Mão Santa já acionou a Vigilância Sanitária para fazer toda a orientação necessária aos comerciantes e à população quanto aos procedimentos de prevenção.

Segundo a assessoria, o prefeito Mão Santa conversou com o presidente da Fecomércio, Valdeci Cavalcante, sobre a medida e disse que a saúde da população e os empregos precisam ser preservados.

“A partir de hoje, 14 de abril, volta a valer o decreto do prefeito Mão Santa, que possibilidade a abertura de forma responsável e com todos os cuidados que o prefeito sempre destacou, como distanciamento, a não aglomeração, o uso de máscaras e cuidados que as empresas devem ter para o não contágio das pessoas, disponibilizando álcool na entrada dos estabelecimentos para a população e seus funcionários”, disse.

Ação segue

Na defesa da ação, o procurador disse que argumentar que a prefeitura tem autonomia para adotar as medidas e que o mandado de segurança não é medida para essa ação.

“Vamos defender também que não há estudos científicos que comprovam a eficácia do isolamento social, principalmente no Brasil. Só acham que ajuda”, disse o procurador.

A Prefeitura garante ainda que o município não tem nenhum caso confirmado da doença.

Flash Yala Sena
yalasena@cidadeverde.com

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pesquisa Datafolha mostra que Lula estanca queda de popularidade, mas reprovação ainda supera aprovação

Apesar de avaliação positiva subir 5 pontos, expectativa sobre desempenho futuro não melhora Após ver sua popularidade desabar no começo...

Em Teresina, acusado de aplicar quase R$ 1 milhão em golpes com cheques falsos no Santander é preso

A prisão do acusado foi realizada pela Delegacia de Repressão aos Crimes de Informática (DRCI). A Polícia Civil do Piauí...

Decisão do TCU sobre controle de bebidas é suspensa pelo STF

Tribunal de Contas mandou voltar sistema, desativado desde 2016 O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu nesta sexta-feira...

PL da Anistia: apenas os dois deputados federais do Piauí assinaram o pedido de urgência do projeto

Para que o projeto tramite com urgência no plenário, são necessárias ao menos 257 assinaturas. Dos dez deputados federais eleitos...
spot_img

Campanha da vereadora Tatiana Medeiros usou mais de R$ 1 milhão do tráfico de drogas, diz inquérito

O Piauí TV 2 teve acesso exclusivo ao inquérito policial do caso envolvendo a vereadora Tatiana Medeiros (PSB). O Piauí TV...

Nunes Marques pede vista e suspende julgamento de Palocci no STF

Análise do caso na Segunda Turma permanece empatada em 2 votos a 2 O ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal...
spot_img

Posts Recomendados