Prefeitura promove ações em prol do equilíbrio ecológico do município de Jerumenha

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Agricultura, juntamente com alunos, voluntários e a equipe de limpeza pública, realizaram o mutirão cidade limpa. As ações fazem parte do projeto para que o município seja habilitado no programa e passe a receber o ICMS Ecológico.

Na quinta-feira (23), foi realizada uma campanha de sensibilização e conscientização ambiental com a população, denominada “Cidade Limpa” incluindo palestras, cursos de artesanato com materiais recicláveis, com a equipe do Senar. Idealizada pelos secretários Evelino Paixão (Meio Ambiente), Antônio Carlos (Agricultura) e pelo diretor de Meio Ambiente, Walterdes Avelino. Um trabalho para aumentar a fiscalização ambiental a respeito da poluição na cidade e em área no entorno do rio Gurgueia, BR e desenvolver ações de recuperação e reflorestamento das nascente: Poço Frio, Cascata e Pinga.

De acordo com assessor administrativo, Josivan Santana, a determinação do prefeito Júnior Nato foi desenvolver projetos que visam recuperar áreas degradadas, plantar novas árvores e realizar a educação ambiental da população, para que todos abracem a causa.

Nesse primeiro momento, foram plantadas novas árvores, coletado lixo nas BRs e próximo ao leito do rio, palestras, curso de educação ambiental com a equipe do FIEPI e entrega de panfletos.

Ao Portal Cidade Luz, o prefeito Júnior Nato falou da alegria que a gestão municipal tem em desenvolver esse trabalho e parabenizou todos os envolvidos neste projeto, afirmando que esse é mais um exemplo de compromisso real com a cidade.

Sobre o selo ecológico

A sustentabilidade é uma política obrigatória na agenda atual da sociedade e a legislação tem avançado para garantir benefícios aos municípios que se destacam na proteção do meio ambiente. Criado no Piauí em 2008, e alterado em 2014, o ICMS Ecológico traz regras que regulamentam o acesso dos municípios ao dinheiro destinado ao programa.

ICMS Ecológico

É um mecanismo tributário que possibilita aos municípios acesso a parcelas maiores àquelas a que já têm direito, dos recursos financeiros arrecadados pelos Estados através do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, o ICMS, em razão do atendimento de determinados critérios ambientais estabelecidos em leis estaduais.

A classificação é dividida nas categorias A, B e C, de acordo com o cumprimento de, pelo menos, seis dos nove critérios estabelecidos no edital. No Selo Ambiental categoria A, se enquadram os municípios que atendem, no mínimo, seis critérios de elegibilidade; na categoria B, estão aqueles que cumprem, pelo menos, quatro critérios de elegibilidade; e na categoria C, pelo menos, três critérios. As regras são estabelecidas pelo decreto estadual nº 14.861/2012.

Os nove critérios estabelecidos, divididos em itens específicos, são: gerenciamento de resíduos sólidos; educação ambiental; redução do índice de desmatamento; redução do risco de queimadas, conservação do solo, da água e da biodiversidade; proteção de mananciais de abastecimento público; identificação e mitigação das fontes de poluição; controle de edificações irregulares; unidades de conservação ambiental; legislação sobre a política municipal de meio ambiente.

Confira as imagens

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Georgiano Neto receberá título de Cidadão Jerumenhense durante sessão solene nesta quarta-feira

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O deputado estadual Georgiano Neto será homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Alexandre de Moraes é eleito ‘herói’ em lista das 25 pessoas mais influentes do mundo

O ministro do STF, Alexandre de Moraes, foi eleito uma das 25 pessoas mais influentes do mundo pelo jornal Financial Times,...
spot_img

Posts Recomendados