Presidente americano diz que Brasil ‘sobrevive’ e ‘ficou rico’ cobrando tarifas dos EUA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Donald Trump afirmou que seria uma “vitória total” se os EUA ainda cobrarem tarifas altas sobre importações que chegam ao país daqui um ano.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o Brasil é um dos países que “sobrevivem” e que “ficaram ricos” impondo tarifas sobre as importações americanas.

Em uma entrevista publicada nesta sexta-feira (25) pela Time Magazine, o presidente americano disse que consideraria uma “vitória total” se daqui um ano os EUA ainda cobrarem tarifas altas sobre os produtos estrangeiros que chegam ao país.

Kevin Mohatt/Reuters

Segundo Trump, se isso acontecer “o país (EUA) estará ganhando uma fortuna”.

“Foi isso que a China fez com a gente. Eles nos cobram 100%. Se você olhar para a Índia — a Índia cobra de 100% a 150%. Se você olhar para o Brasil, se você olhar para muitos, muitos países, eles cobram — é assim que eles sobrevivem. É assim que eles ficaram ricos”, disse.

Trump indicou, porém, que os EUA devem finalizar dezenas de acordos comerciais com os países que foram tarifados nas próximas semanas.

O presidente considera que, se não foram cobradas altas taxas sobre os produtos estrangeiros, nenhuma empresa mudaria sua produção para os EUA — que é o objetivo de Trump.

“Elas estão vindo porque não querem pagar as tarifas. Lembre-se disso: não há tarifas se elas fizerem seus produtos aqui”, afirmou Trump. “Você ainda não percebe, mas isso é um tremendo sucesso o que está acontecendo.”
Trump também garantiu, mesmo sem citar números exatos e fontes, que, com o tarifaço, os EUA estão arrecadando “bilhões e bilhões de dólares, dinheiro que nunca arrecadamos antes”.

De acordo com o presidente, os EUA são “a maior loja de departamentos da história” e “todo mundo que tirar coisas de lá”. “Eles vão entrar e vão pagar um preço por pegar nosso tesouro, por tirar nossos empregos, por fazer todas essas coisas.”

“Mas o que eu estou fazendo com as tarifas é o seguinte: as pessoas estão vindo e estão construindo em níveis que você nunca viu antes. Temos 7 trilhões de dólares em novas plantas, fábricas e outras coisas, investimentos vindo para os EUA”.

Ligação com Xi, da China

Donald Trump também falou sobre a China e disse que o presidente do país asiático, Xi Jinping, ligou para falar sobre a guerra tarifária entre os países.

Trump não respondeu ao questionamento sobre quando recebeu a ligação de Xi, mas afirmou que “ele ligou” e que não pensa que isso “é um sinal de fraqueza da parte dele”.

O presidente também não respondeu o que Xi falou nesta ligação, mas disse que “todos querem fazer acordos” e que ele é o dono, representando os americanos, da “loja dos EUA” e, portanto, decide quanto cada um terá que pagar para fazer negócios ali.

Segundo Trump, há um número com o qual o governo chinês “se sentiria confortável”, porém os EUA “não podem deixar que eles ganhem um trilhão de dólares” sobre o país.

“Isso é realmente o que não é sustentável — quando a China ganha um trilhão de dólares, ou um trilhão e cem, quando temos quase 2 trilhões de dólares em algo que eu chamo de prejuízo. Algumas pessoas não chamam assim, mas muita parte disso é prejuízo. Eu digo: quando você tem um déficit comercial de 2 trilhões de dólares, eu considero isso um prejuízo.”

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Polícia apreende mais 300 kg de cocaína em tambores enterrados e prende proprietário do imóvel no Piauí

Em dois dias consecutivos, as forças de segurança apreenderam aproximadamente uma tonelada de drogas. Mais 300 quilos de cocaína foram...

Guadalupe inicia ciclo de formaturas do ABC 2025 com alunos das escolas Alexandrino Mousinho e Raimundo Nonato de Santana

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Prefeitura de Guadalupe, por meio da Secretaria de Educação, realizou na noite...

Homem recebe pena de 4 anos por tentar matar desafeto em bar de Guadalupe

O Tribunal do Júri da Comarca de Guadalupe condenou, na quarta-feira (3), José Reginaldo Costa Beserra a 4 anos...

Congresso aprova LDO com pagamento de R$ 13 bilhões em emendas até as eleições

O volume obrigatório de emendas tem sido criticado pelo presidente Lula. Nesta quinta-feira (4), ele classificou as emendas impositivas...
spot_img

Governo Lula recua e suspende lista que classificava tilápia como espécie invasora

Agronegócio fez pressão por temer aumento de custos e burocracia; Ministério do Meio Ambiente pausou decisão para renegociar regras Depois...

Exame toxicológico volta a ser obrigatório na CNH de categorias A e B

Parlamentares rejeitaram vetos que incluem mudanças no Código Brasileiro de Trânsito O exame toxicológico na primeira habilitação de motoristas de...
spot_img

Posts Recomendados