Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky aceita reunião com Lula em Nova York, diz Planalto

-

- Advertisment -spot_img

Líderes de Brasil e Ucrânia devem se reunir presencialmente pela primeira vez na quarta-feira (20), às 16h

Segundo o Palácio do Planalto, o presidente ucraniano aceitou a sugestão de horário oferecida por diplomatas brasileiros para uma reunião com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em Nova York.

As informações são da âncora da CNN Raquel Landim, Tainá Falcão e do correspondente internacional Américo Martins.

A CNN informou, nesta segunda-feira (18), que Lula ofereceu a Zelensky uma abertura de agenda às 16h da quarta-feira (20), após seu encontro com o presidente americano Joe Biden.

(crédito: Ricardo Stuckert/PR)

“O governo propôs aos ucranianos um horário na tarde de quarta, após o compromisso do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente Joe Biden”, informou a Secretaria de Comunicação Social (Secom) da Presidência à CNN.

O local oferecido para a reunião é o hotel em Nova York onde o presidente brasileiro está hospedado.

A sugestão foi recebida inicialmente com hesitação pela delegação ucraniana, porque Zelensky tem viagem prevista para a capital americana de Washington justamente na tarde de quarta-feira.

Pedido de reunião partiu do lado ucraniano

CNN apurou mais cedo que o pedido oficial para uma reunião bilateral entre Lula e Zelensky às margens da Assembleia-Geral da ONU partiu do lado ucraniano.

Autoridades do país europeu informaram que o pedido foi feito formalmente pela Embaixada da Ucrânia em Brasília há duas semanas, mas não houve oferta de horário em resposta.

O Itamaraty afirmou à CNN que trabalhou nesse período para encaixar agendas para que o encontro ocorra.

Segundo a diplomacia brasileira, Lula recebeu mais de 50 pedidos de bilaterais com chefes de Estado e agências da ONU, o que dificultou a questão da agenda.

Inicialmente, o líder do governo no Senado, Jaques Wagner, havia afirmado que o convite tinha partido de Lula.

Lula e Zelensky nunca se encontraram presencialmente

Lula e Zelensky nunca se encontraram presencialmente para uma reunião bilateral. Houve tentativas de conciliar as agendas, sem sucesso, durante a cúpula do G7, no Japão.

Em entrevista coletiva, Lula afirmou que Zelensky não apareceu para encontro bilateral com ele na cidade de Hiroshima.

“Nós tínhamos uma entrevista [sic] bilateral com a Ucrânia às 3 horas da tarde [horário local]. Nós tínhamos a informação de que eles tinham atrasado, enquanto isso, atendi o presidente do Vietnã. Quando o presidente do Vietnã foi embora, a Ucrânia não apareceu. Certamente, teve outro compromisso e não pode vir aqui. Foi simplesmente isso que aconteceu”, disse o presidente brasileiro.

Em uma entrevista durante a cúpula, Zelensky sinalizou que, de fato, houve uma incompatibilidade de agendas, como sustentou o governo brasileiro.

Ao ser questionado se ficou desapontado pelo fato de a reunião não ter acontecido, Zelensky respondeu: “Eu acho que ele que ficou decepcionado”.

Os ucranianos já disseram várias vezes que querem conversar com Lula para mostrar ao líder brasileiro “a realidade do conflito”.

Kiev também já demonstrou diversas vezes sua insatisfação com o presidente brasileiro por suas declarações polêmicas sobre a guerra —incluindo uma afirmação de que os Estados Unidos e os países europeus estavam prolongando a guerra ao enviar armamentos para a resistência ucraniana.

Da CNN

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Prefeito no interior do Piauí anuncia pagamento de 60% do precatório do FUNDEF durante a Jornada Pedagógica 2026

A iniciativa representa um marco importante na valorização dos profissionais da educação e reafirma o compromisso da gestão municipal...

Sessões da Câmara de Guadalupe começam em 23 de fevereiro, anuncia presidente Adão Moura

Abertura do ano legislativo será às 19h e população é convidada a acompanhar os trabalhos.O presidente da Câmara Municipal...

MS leva conscientização sobre uso de preservativos para prevenção de doenças durante os carnavais de Recife, Salvador e Rio de Janeiro

Padilha reforça importância da proteção durante a folia e destaca a distribuição de 138 milhões de preservativos para todo...

Exportação de carne do Brasil cresce 16,4%

Alta nas vendas externas amplia demanda internacional.O volume de exportações de carne brasileira registrou crescimento de 16,4% em janeiro,...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Jerumenha celebra 136 anos de emancipação política e prefeito Júnior Nato destaca compromisso com o desenvolvimento do município

O município de Jerumenha comemora neste domingo, 15 de fevereiro, seus 136 anos de emancipação política. A data marca...

Ciro Nogueira lança campanha do Progressistas para o período de Carnaval; veja o vídeo

Com o lema “Se você me respeita, tem meu respeito”, ação busca conscientizar e promover empoderamento feminino no estadoO...

Estudo sugere que beber café ajuda a evitar batimentos cardíacos fora do ritmo

Os resultados contradizem a crença comum de que pessoas...

Anatel autoriza ativação do sinal 5G para Guadalupe e mais 51 municípios do Piauí

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) anunciou que autorizou...
- Advertisement -spot_imgspot_img

Você também pode gostar
Recomendado para você