O chefe do executivo nacional viajou a Londres para a cerimônia de coroação do monarca britânico. Na sexta, Lula se encontrou com primeiro-ministro Rishi Sunak e recebeu promessa de aporte milionário no Fundo Amazônia.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou neste sábado (6), no Reino Unido, que o rei Charles citou a preservação da Amazônia na breve conversa que tiveram durante as festividades de coroação do monarca.
“A primeira coisa que o rei [Charles III] disse pra mim, foi para eu cuidar da Amazônia. E eu falei: ‘Eu preciso de ajuda, não é só a nossa vontade. É preciso ajuda e muitos recursos'”, declarou Lula.
A declaração ocorreu no dia seguinte a uma reunião entre Lula e o primeiro-ministro britânico, Rishi Sunak. No encontro, Sunak anunciou a doação de R$ 500 milhões para o Fundo Amazônia.
“Desde a COP 15, que eu participei quando era presidente em 2009, que os países ricos prometem dinheiro, prometem fundo. Mas a verdade é que esse fundo de US$ 100 bilhões nunca aparece”, disse, em referência, por exemplo, aos repasses previstos no Acordo de Paris.
No pronunciamento à imprensa em Londres, Lula também afirmou que seguirá cobrando os países ricos para que os mecanismos de repasses financeiros para a preservação ambiental sejam efetivados.
Lula viajou ao país para a cerimônia de coroação do Rei Charles III, realizada em Londres neste sábado. O presidente embarca de volta ao Brasil ainda neste sábado e deve pousar em Brasília na madrugada de domingo (7).
Por Mateus Rodrigues e Pedro Alves Neto, g1 — Brasília