Pontífice morreu às 7h35 desta segunda enquanto se recuperava de uma grave pneumonia; Lula decreta luto oficial de sete dias
Nesta segunda-feira, 21, políticos e autoridades brasileiras usaram as redes sociais para publicar mensagens de pesar pela morte do Papa Francisco. O pontífice, que liderou a Igreja Católica por doze anos e lutava para se recuperar de uma pneumonia severa, faleceu às 7h35 de hoje (2h35 pelo horário de Roma), aos 88 anos de idade, segundo comunicado oficial do Vaticano.

Em nota oficial, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva lamentou a morte do papa e exaltou as pautas humanitárias defendidas pelo pontífice. “Com sua simplicidade, coragem e empatia, Francisco trouxe ao Vaticano o tema das mudanças climáticas. Criticou vigorosamente os modelos econômicos que levaram a humanidade a produzir tantas injustiças. E sempre se colocou ao lado daqueles que mais precisam: os pobres, os refugiados, os jovens, os idosos e as vítimas das guerras e de todas as formas de preconceito”, escreveu o petista.
No mesmo comunicado, o governo federal anuncia o decreto de sete dias de luto oficial pela morte do papa. A nota foi repercutida também pelo perfil oficial de Lula no X.
A humanidade perde hoje uma voz de respeito e acolhimento ao próximo. O Papa Francisco viveu e propagou em seu dia a dia o amor, a tolerância e a solidariedade que são a base dos ensinamentos cristãos.Assim como ensinado na oração de São Francisco de Assis, o argentino Jorge… pic.twitter.com/bwCCXwrtJN— Lula (@LulaOficial) April 21, 2025
“Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo”, escreveu a ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, em seu perfil oficial no X.
— Gleisi Hoffmann (@gleisi) April 21,
Com o coração apertado, nos despedimos do Papa Francisco. Liderou a Igreja com coragem, humildade e amor pelos que mais sofrem. Sua fé caminhava junto com a justiça, resgatando a esperança ao redor do mundo. Seus ensinamentos e posições permanecerão entre nós. Siga em paz… pic.twitter.com/b5A9ADfoJM
Outros ministros que lamentaram a morte de Francisco foram Fernando Haddad (Fazenda), Simone Tebet (Planejamento), Rui Costa (Casa Civil), Alexandre Padilha (Saúde), Marcio Macedo (Secretaria-Geral da Presidência), Luciana Santos (Ciência e Tecnologia), Renan Filho (Transportes), Luiz Marinho (Trabalho) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
O pontífice foi homenageado, também, por governadores brasileiros. Alguns nomes que publicaram manifestações de pesar pela morte de Francisco foram Tarcísio de Freitas (Republicanos), Romeu Zema (Novo), Jerônimo Rodrigues (PT), Eduardo Leite (PSDB) e Cláudio Castro (PL).
Francisco foi homenageado, ainda, por figuras do Legislativo brasileiro. Publicaram mensagens de pesar os senadores Sergio Moro (União Brasil), Randolfe Rodrigues (PT), Renan Calheiros (MDB), Flávio Bolsonaro (PL) e Humberto Costa (PT), e os deputados federais Bia Kicis (PL), Zeca Dirceu (PT) e Lindbergh Farias (PT), entre outros parlamentares.
Por José Benedito da Silva – VEJA