Prisão de empresário envolvido na morte de policial do Draco é mantida por desembargador

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Negado habeas corpus, acusado segue preso após disparar contra equipe em operação; defesa alega legítima defesa, mas juiz reforça necessidade da custódia preventiva.

O desembargador Ronaldo Maciel, da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão, negou pedido de habeas corpus do empresário Bruno Manoel Gomes Arcanjo e manteve a prisão do acusado de matar o policial civil Marcelo Soares Costa, de 42 anos, que atuava no Departamento de Repressão às Ações Criminosas do Piauí (Draco).

Divulgação

O acusado está preso desde o dia do crime, ocorrido em 3 de setembro de 2024, na cidade de Santa Luzia do Paruá, no Maranhão. O policial cumpria mandado da Operação Turismo Criminoso, deflagrada contra fraudes no Departamento Estadual de Trânsito do Piauí (Detran), quando foi surpreendido pelo acusado, que efetuou disparos de arma de fogo contra os policiais. Marcelo Soares foi atingido por um tiro no tórax, chegou a ser socorrido, mas morreu.

Desde a prisão, o acusado tenta obter a liberdade na Justiça. Ele já foi pronunciado para ser julgado pelo Tribunal do Júri.

A defesa ingressou com habeas corpus, com pedido liminar, alegando ausência dos requisitos da prisão preventiva mantida na decisão de pronúncia. Sustenta que o acusado teria agido em legítima defesa, ao imaginar que se tratava de uma invasão à sua residência por criminosos. A defesa também aponta ausência de “certeza quanto à autoria do disparo letal”, falta de fundamentação na decisão que indeferiu e manteve a prisão preventiva em sede de pronúncia e possibilidade de substituição da prisão por domiciliar.

Na decisão, o desembargador Ronaldo Maciel afirmou que a defesa não apresentou nenhuma informação nova e que permanece a necessidade de manutenção da prisão, negando a possibilidade de prisão domiciliar.

“Não constato, de pronto, ser possível o deferimento da medida, sobretudo porque a respectiva tese ancora-se, a princípio, na mera alegação de ser o paciente arrimo de família, não guardando adequabilidade à dimensão da exigência contida no art. 318, VI, do CPP. Desta feita, na presente ocasião, compreendo necessária a manutenção da custódia cautelar determinada no juízo singular, sem prejuízo de ulterior modificação quando do julgamento de mérito, submetendo a matéria ao órgão colegiado competente em grau de análise exauriente, inclusive acerca do enfrentamento aprofundado nas teses defensivas, o que não se mostra adequado em sede de antecipação de tutela”, afirmou a decisão é do dia 17 de dezembro..

Segundo a polícia, Bruno Arcanjo era empresário na cidade maranhense no ramo da hortifrutigranjeiro, mas já tinha passagens pela polícia aqui no Piauí.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...
spot_img

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...
spot_img

Posts Recomendados