O programa contempla obras de pavimentação, abastecimento e saneamento, além de outras intervenções.
Na primeira etapa do programa, 64 cidades já receberam investimentos na ordem de R$ 89 milhões em asfaltamento urbano e agora serão contemplados mais 65 municípios, num total de R$ 122 milhões a serem investidos. Com calçamento, 157 cidades já foram beneficiadas e as ruas de mais 118 municípios serão calçadas. Com água e saneamento, 37 municípios já foram contemplados e mais 57 entrarão na lista. E com obras em estádios, campos de futebol e quadras poliesportivas, 15 cidades já receberam obras e mais 29 serão contempladas com construções e melhorias.
O coordenador do PRO Piauí fez um balanço das obras já executadas no ano passado e em 2019, na primeira etapa do programa, e anunciou as novas ações que contemplam tanto a zona urbana como rural dos municípios. Ele destacou que o PRO Piauí Municípios é um grande programa de melhorias nas cidades, sobretudo em mobilidade urbana. Segundo Rafael Fonteles, quando somado o número de vias que já receberam e as que serão contempladas com pavimentação asfáltica e poliédrica, representa um salto de qualidade na urbanização das cidades.
“Levamos pavimentação a cidades que não tinham um quilômetro de via pública asfaltada. Sem falar dos calçamentos, que tiram as localidades da poeira e da lama. São pequenas e médias intervenções que farão a diferença em cada município”, ressaltou o secretário da Fazenda.
O governador falou dos investimentos públicos e privados em diferentes áreas em todo o Piauí e destacou a importância de se investir nos municípios para que o desenvolvimento do estado aconteça. Ele citou o exemplo de obras como de calçamento, construção de banheiros, praças, mercados e abastecimento de água. Ações que, segundo ele, têm uma influência direta na melhoria da qualidade de vida da população de cada cidade, pois são necessidades das pessoas.
“Cada pessoa precisa de qualidade de vida onde ela vive e o programa integra ações para levar desenvolvimento aos municípios do Piauí. Acho que isso faz uma diferença muito grande. Vamos fazer o dinheiro circular na economia e dar novas oportunidades para os piauienses. Eu quero qualidade de vida no estado. E o PRO Piauí é isso. Desenvolvimento econômico e social. Vamos vencer o atraso pelo desenvolvimento”, disse Wellington Dias.
“Estamos com uma grande expectativa. Cada município foi ouvido para que as principais necessidades fossem traçadas e esperamos que a execução dessas obras estruturantes leve qualidade de vida à população, com boas estradas, recuperação de espaços públicos e saneamento básico”, disse o presidente da Associação Piauiense de Municípios e prefeito de Francinópolis, Paulo César Morais.
Participaram da solenidade, de forma remota, a vice-governadora Regina Sousa, deputados estaduais e federais, secretários de Estado e prefeitos de diferentes municípios piauienses. No evento foram mostrados depoimentos de prefeitos agradecendo as ações executadas pelo Estado em suas cidades e de outros que falaram da expectativa para o início das obras do PRO Piauí nos municípios que administram.