Processos contra Lula estão corrompidos, afirma defesa

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Os advogados de Lula também destacam urgência em reconhecer que o ex-presidente não praticou qualquer crime.

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva divulgou nota neste domingo, 9, indicando que o os processos contra o petista estão corrompidos e que o restabelecimento de sua liberdade é urgente.

Foto: Sérgio Castro/Estadão Conteúdo

O posicionamento dos advogados Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins se dá após publicação de reportagem do site The Intercept, que revelou mensagens de texto de membros da Lava Jato, entre eles o atual Ministro da Justiça Sergio Moro e o procurador Deltan Dallagnol.

No texto, os advogados de Lula também destacam urgência em reconhecer que o ex-presidente não praticou qualquer crime e é “vítima de manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política”.

Segundo a defesa, as matérias do portal The Intercept revelam “detalhes de uma trama na Lava Jato, entre os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro”, com o “objetivo pré-estabelecido e clara motivação política, de condenar o petista”.

Cristiano Zanin e Valeska afirmam ainda que já haviam demonstrado, em recursos e em comunicado formalizado no Comitê de Direitos Humanos da ONU, a existência de uma atuação combinada na força-tarefa.

Lula está preso na sede da superintendência da Polícia Federal em Curitiba desde 7 de abril de 2018 por corrupção passiva e lavagem de dinheiro no caso do triplex do Guarujá (SP).

Os advogados do ex-presidente apresentaram recursos contra a sentença da Quinta Turma do STJ, que reduziu a pena do petista em abril, pedindo a eventual progressão de Lula para o regime aberto. O Ministério Público Federal encaminhou pareceres à Corte indicando que o ex-presidente já poderia progredir para o semiaberto, saindo da prisão para trabalhar durante o dia e retornando à noite.

Ministros do Superior Tribunal de Justiça ouvidos reservadamente pelo Estadão/Broadcast acreditam que o tribunal deve rejeitar o pedido do ex-presidente. Para os magistrados, o tema deve ser tratado antes em primeira instância, pela Vara de Execuções Penais, em Curitiba.

A Associação Juízes para a democracia (AJD) e a Associação Latino-americana de Juízes do Trabalho (ALJT) divulgaram nota “exigindo a imediata soltura do ex-presidente e de todas as vítimas do processo ilícito relevado pelos diálogos” revelados pelo The Intercept. As entidades pedem ainda a exoneração do Ministro Sérgio Moro e investigação dos integrantes do Ministério Público Federal mencionados na reportagem.

Segundo as associações, os atos são “essenciais para a retomada do Estado Democrático de Direito” no País e “superação da crise político-institucional em curso e o retorno à normalidade democrática”.

Leia a nota da defesa de Lula na íntegra:

“Em diversos recursos e em comunicado formalizado perante o Comitê de Direitos Humanos da ONU em julho de 2016 demonstramos, com inúmeras provas, que na Operação Lava Jato houve uma atuação combinada entre os procuradores e o ex-juiz Sérgio Moro com o objetivo pré-estabelecido e com clara motivação política, de processar, condenar e retirar a liberdade do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A reportagem publicada hoje (09/06/2019) pelo portal ‘The Intercept’ revela detalhes dessa trama que foi afirmada em todas as peças que subscrevemos na condição de advogados de Lula a partir dos elementos que coletamos nos inquéritos, nos processos e na conduta extraprocessual dos procuradores da Lava Jato e do ex-juiz Sergio Moro”, diz o texto.

“A atuação ajustada dos procuradores e do ex-juiz da causa, com objetivos políticos, sujeitou Lula e sua família às mais diversas arbitrariedades. A esse cenário devem ser somadas diversas outras grosseiras ilegalidades, como a interceptação do principal ramal do nosso escritório de advocacia para que fosse acompanhada em tempo real a estratégia da defesa de Lula, além da prática de outros atos de intimidação e com o claro objetivo de inviabilizar a defesa do ex-Presidente.”

“Ninguém pode ter dúvida de que os processos contra o ex-Presidente Lula estão corrompidos pelo que há de mais grave em termos de violações a garantias fundamentais e à negativa de direitos. O restabelecimento da liberdade plena de Lula é urgente, assim como o reconhecimento mais pleno e cabal de que ele não praticou qualquer crime e que é vítima de ‘lawfare’, que é a manipulação das leis e dos procedimentos jurídicos para fins de perseguição política”, finaliza o texto assinado por Cristiano Zanin Martins e Valeska Teixeira Martins.

Com informações do Estadãoconteúdo

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Jesse James reforça compromisso com políticas públicas para Guadalupe no evento Pactos pelo Piauí

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O prefeito eleito de Guadalupe, Jesse James, participou, nessa quinta-feira (21), do evento...

Guadalupe recebe 3 mil mudas frutíferas do Pro Piauí Verde para ações de plantio e distribuição comunitária

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã da última quarta-feira, 20 de novembro, a Prefeitura Municipal de Guadalupe,...

Rafael Fonteles e Wellington Dias fazem 1ª reunião institucional com mais de 200 prefeitos do Piauí

O evento busca consolidar uma rede de parcerias e fortalecer a cooperação institucional para enfrentar desafios e implementar políticas...

Fingers e novo pátio de aeronaves do Aeroporto de Teresina já estão em funcionamento

As obras do Aeroporto de Teresina (THE) seguem a todo vapor e em fase de finalização. A solenidade de...
spot_img

Rádio faz parte do cotidiano de 79% da população brasileira, diz pesquisa

Estudo Inside Audio 2024 feito pela Kantar IBOPE Media aponta que 69% dos ouvintes gostam de se conectar ao...

Simples Nacional: prazo para regularização de dívidas termina dia 29 de novembro

Com a adesão ao Edital PGDAU nº 7/2024 da PGFN, empresas podem ter descontos de até 100% em juros...
spot_img

Posts Recomendados