Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Professores não aceitam proposta de reajuste e deflagram greve por tempo indeterminado na UFPI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O movimento ocorre após uma série de negociações sem sucesso com o governo federal e com certa “demora” comparado a outras instituições de ensino federal.

Os professores da Universidade Federal do Piauí deflagraram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (28). A decisão foi tomada durante assembleia geral extraordinária realizada simultaneamente na Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi) nos campi de Bom Jesus, Floriano e Picos, que contou com a participação de alunos, representantes de movimentos estudantis e sociais. A adesão ao movimento grevista ocorre após uma série de negociações malsucedidas com o governo federal e com atraso se comparado a outros institutos e universidades federais do país.

Foto: Reprodução

As negociações envolvem, além do governo Federal, três sindicatos, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Os dois últimos rejeitaram a proposta apresentada pelo governo federal que oferecia um reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, mas sem aumento em 2024, totalizando um reajuste de 12,5%. As entidades pedem reajuste de 7,06% já em 2024, de 9% em janeiro de 2025, e de 5,16% para 2026. Já a (Proifes) aceitou os termos propostos pelo governo.

Na próxima segunda-feira (03), a Andes e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) realizarão novas negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para apresentar as contrapropostas, protocoladas nesta segunda, junto ao governo federal.

Greve

Diversos institutos e universidades federais do país aderiram a greve que teve início em 15 de abril. Os servidores técnico-administrativos das universidades federais também estão em greve. A proposta de reajuste para a categoria é a mesma oferecida aos professores, mas ainda não houve uma decisão oficial dos trabalhadores.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Conheça seis roteiros para visitar no Piauí neste mês de julho

De norte a sul, o Piauí revela destinos que unem natureza e história para todos os turistas. Julho traz o...

Papa Leão XIV adota medida contra abusos sexuais cometidos por membros da igreja

O papa Leão 14 nomeou neste sábado (5) um arcebispo francês como novo líder da comissão do Vaticano sobre...

Mais de 17 milhões de famílias terão conta de luz gratuita, anuncia governo

Benefício atinge inscritos no CadÚnico com renda de até meio salário mínimo; Congresso tem 120 dias para aprovar a...

Mais de 200 embarcações participam da 2ª Expedição Náutica no Lago de Boa Esperança, com largada em Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Neste sábado, 5 de julho, Guadalupe foi novamente sede de um evento que...
spot_img

Prefeitura de Teresina proíbe mototáxis com motos acima de 10 anos de fabricação

Um decreto da Prefeitura de Teresina, publicado no Diário Oficial desta sexta-feira (4), altera as regras para circulação de...

Silvio Mendes oficializa alterações na cúpula da Fundação Municipal de Saúde de Teresina

O Prefeito Silvio Mendes oficializou no Diário Oficial do município as alterações na cúpula da Fundação Municipal de Saúde...
spot_img

Posts Recomendados