Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Professores não aceitam proposta de reajuste e deflagram greve por tempo indeterminado na UFPI

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O movimento ocorre após uma série de negociações sem sucesso com o governo federal e com certa “demora” comparado a outras instituições de ensino federal.

Os professores da Universidade Federal do Piauí deflagraram greve por tempo indeterminado nesta terça-feira (28). A decisão foi tomada durante assembleia geral extraordinária realizada simultaneamente na Associação dos Docentes da UFPI (Adufpi) nos campi de Bom Jesus, Floriano e Picos, que contou com a participação de alunos, representantes de movimentos estudantis e sociais. A adesão ao movimento grevista ocorre após uma série de negociações malsucedidas com o governo federal e com atraso se comparado a outros institutos e universidades federais do país.

Foto: Reprodução

As negociações envolvem, além do governo Federal, três sindicatos, a Federação de Sindicatos de Professores e Professoras de Instituições Federais de Ensino Superior e Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (Proifes), o Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes) e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe).

Os dois últimos rejeitaram a proposta apresentada pelo governo federal que oferecia um reajuste salarial de 9% em janeiro de 2025 e 3,5% em maio de 2026, mas sem aumento em 2024, totalizando um reajuste de 12,5%. As entidades pedem reajuste de 7,06% já em 2024, de 9% em janeiro de 2025, e de 5,16% para 2026. Já a (Proifes) aceitou os termos propostos pelo governo.

Na próxima segunda-feira (03), a Andes e o Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica (Sinasefe) realizarão novas negociações com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) para apresentar as contrapropostas, protocoladas nesta segunda, junto ao governo federal.

Greve

Diversos institutos e universidades federais do país aderiram a greve que teve início em 15 de abril. Os servidores técnico-administrativos das universidades federais também estão em greve. A proposta de reajuste para a categoria é a mesma oferecida aos professores, mas ainda não houve uma decisão oficial dos trabalhadores.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Lula cobra fiscalização de preços de combustíveis para que redução de preço chegue ao consumidor

Para ele, quando a Petrobras reduz os valores, os postos devem baixar o preço na mesma magnitude para o...

Seu Desejo retira Marcos Parente da agenda de julho após confusão sobre show no dia 15

Por Gleison Fernandes. Após três dias de especulações, a banda Seu Desejo atualizou sua agenda de shows nesta sexta-feira, 4...

IOF: Alexandre de Moraes suspende atos do governo Lula e do Congresso, e convoca conciliação

Ministro é relator das ações no STF sobre o tema. Congresso derrubou decretos do Planalto que elevaram alíquotas do...

Arraial da Saúde leva serviços e vacinação à população do povoado Barra do Lance, em Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Na manhã desta sexta-feira, 4 de julho, a comunidade do povoado Barra do...
spot_img

Guadalupe sediará mais uma edição da Expedição Náutica neste sábado, 5 de julho

Por Gleison Fernandes. Guadalupe se prepara para sediar, neste sábado (5), a 2ª Expedição Náutica no Lago da Barragem de...

Quem deseja a anistia de Bolsonaro e dos acusados de 8 de janeiro?

A Câmara dos Deputados está prestes a pautar um projeto que concede anistia aos condenados pelos ataques golpistas de...
spot_img

Posts Recomendados