Programa de ensino de Inteligência Artificial nas escolas públicas da rede estadual do Piauí ganha prêmio da Unesco

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O programa “Piauí Inteligência Artificial” foi vencedor do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, concedido pela Unesco.

A iniciativa do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), de implantar a disciplina de Inteligência Artificial (IA) nas escolas públicas da rede estadual recebeu mais um reconhecimento internacional. O programa “Piauí Inteligência Artificial” foi vencedor do Prêmio Rei Hamad Bin Isa Al-Khalifa, concedido pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em parceria com o Governo do Bahrein.

A honraria, anunciada nessa quinta-feira (9), reconhece iniciativas inovadoras que utilizam as TIC (tecnologias da informação e comunicação) na Educação. O projeto do Piauí foi premiado juntamente com iniciativas do Reino Unido, Bélgica e Egito, consolidando o estado como referência internacional em Educação.

O Piauí foi o primeiro território das Américas a incluir a disciplina de Inteligência Artificial na grade curricular das Escolas Públicas da Educação Básica, feito reconhecido pela própria Unesco na Semana da Aprendizagem Digital em Paris, na França, em 2024.

Implantado em 2024, o programa atende mais de 120 mil estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio, com mais de 800 professores capacitados para ministrar a disciplina.

O programa é uma parceria da Seduc com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Instituto Federal Farroupilha (IFFar), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Secretaria de Inteligência Artificial e Google.

“A educação pública do Piauí, sob a liderança do nosso Governador Rafael Fonteles, além de grande destaque nacional no tempo integral, ensino profissional e IDEB, é hoje também uma referência internacional em inovação e uso da tecnologia no ensino-aprendizagem. Estamos formando nossos estudantes para o mundo do presente e do futuro, garantindo a eles mais e melhores oportunidades de sucesso”, destacou o secretário da Educação, Washington Bandeira.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Zé Pereira em Barão de Grajaú terá Rafa e Pipo, filhos de Bell Marques, no Bloco do Povão

O Bloco do Povão promete abrir a festa com muita animação e tradição na Praça da Matriz, reunindo moradores...

Brasil registra alta no número de pessoas desaparecidas, atingindo recorde em 2025

Em 2025, 84 mil pessoas desapareceram no Brasil; número é o maior registrado desde o início da série histórica,...

Piauí tem alerta de chuvas intensas para 159 municípios

A previsão é de precipitações entre 30 e 60 mm por hora, acompanhadas de ventos fortes de 60 a...

Lula apoia soberania da Venezuela e espera se encontrar com Trump em março

Presidente falou sobre agenda internacional, relações com EUA e defendeu a soberania da Venezuela em relação aos EUA A declaração...
spot_img

Mega-Sena acumula mais uma vez e prêmio principal vai a R$ 102 milhões

A aposta simples, com seis dezenas, custa R$ 6. Nenhum apostador acertou as seis dezenas do concurso 2.965 da Mega-Sena, realizado...

Mesmo com enquete favorável à avenida, GuadaFolia 2026 será no Balneário por questão de estrutura, explica o prefeito Jesse James

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O prefeito de Guadalupe, Jesse James, anunciou nesta terça-feira, 27 de janeiro, que...
spot_img

Posts Recomendados