Pesquisa do Datafolha aponta saúde como maior problema dos brasileiros; combate à fome é avaliado como regular, bom e ótimo por 59% dos entrevistados.
A gestão do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias, está em alta na Esplanada dos Ministérios, em Brasília. Foi uma das mais bem avaliadas entre as 14 áreas prioritárias do atual Governo Lula, segundo pesquisa do Datafolha divulgada na terça-feira passada (05.12).
De acordo com o levantamento, os programas e projetos de combate à fome e à probreza no Brasil, comandos por Wellington Dias, foram avaliados como regular por 31% dos entrevistados e como bom/ótimo por 28% dos que responderam a pesquisa. No Governo Bolsonaro o índice de bom/ótimo era de apenas 14%.
Na lista dos principais problemas que mais preocupam os brasileiros apontados pela pesquisa do Datafolha, saúde está em primeiro lugar no ranking (23%), seguido pela violência (10%), educação (10%), desemprego (7%), economia (6%), corrupção (8%).
O Instuto ouviu 2004 pessoas de 16 anos ou mais, em 135 cidades. O levantamento tem uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.
O problema da estagnação da popularidade do governo e do presidente está ligado a falhas na comunicação. A maioria da população não sabe o que está acontecendo e o que o governo federal está fazendo na atual gestão petista.
Na noite desta sexta-feira (08), na conferência eleitoral do PT, em Brasília, o presidente Lula reconheceu que o partido está se comunicando mal com alguns setores da sociedade. E, pelo números do Datafolha, o governo dele também.