Projeto AgroScan criado por estudantes do Ceti – Frei José Apicella em Guadalupe estará na Semana Nacional EPT

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) é promovida pelo Ministério da Educação (MEC) e acontece de 7 a 9 de outubro, no Estádio Mané Garrincha em Brasília

O Piauí vai marcar presença na 5ª Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica (SNEPT) com quatro projetos desenvolvidos por estudantes da rede estadual de ensino. Com o tema “Juventudes que inovam, Brasil que avança”, o evento promovido pelo Ministério da Educação (MEC) ocorre de 7 a 9 de outubro, no Estádio Mané Garrincha, em Brasília, e reúne jovens de todo o país em um ambiente de ciência, tecnologia e criatividade.

Entre os projetos piauienses selecionados está o AgroScan, desenvolvido por estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (Ceti) Frei José Apicella, do município de Guadalupe. A iniciativa nasceu a partir de uma demanda real da comunidade: a dificuldade enfrentada por pequenos agricultores no controle de pragas, mesmo seguindo práticas corretas de cultivo. O projeto também participou do Seduckathon 2025.

(Divulgação Seduc)

A solução proposta pelos alunos do curso técnico em Desenvolvimento de Sistemas foi criar um aplicativo com inteligência artificial e visão computacional, capaz de identificar pragas agrícolas em tempo real e oferecer recomendações de manejo sustentável. Um dos diferenciais é o funcionamento off-line: o agricultor poderá fotografar a praga mesmo sem internet e, assim que houver conexão, o sistema fará o reconhecimento automático e apresentará soluções.

(Divulgação Seduc)
(Divulgação Seduc)

Além de apoiar a agricultura familiar, o AgroScan também tem caráter pedagógico, sendo pensado como recurso didático para escolas agrotécnicas. A ferramenta integra teoria e prática, incentiva o uso racional de insumos e promove sustentabilidade, produtividade e inovação no campo.

A equipe que embarca para Brasília é formada pelo professor Raimundo Nonato Ribeiro Silva e pelas estudantes Lara Sofia Rodrigues de Azevedo Silva Moreira, do 2º ano do ensino Médio integrado ao Técnico em Desenvolvimento de Sistemas; e Maysa Lemos Lopes, aluna do 2º ano do ensino Médio integrado ao técnico em Agropecuária.

(Divulgação Seduc)
(Divulgação Seduc)

Lara compartilhou a expectativa de participar de um evento nacional promovido pelo MEC. “Já estivemos no Seduckathon e foi uma experiência incrível e agora estamos indo mostrar nosso projeto para todo o Brasil. Estamos muito empolgadas para falar sobre o AgroScan, que é uma ferramenta que pode transformar a vida dos agricultores, principalmente aqueles mais vulneráveis à assistência técnica”.

Para o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, a presença do Piauí no evento mostra o protagonismo da juventude e o impacto da educação profissional no estado.

“Nossos estudantes estão mostrando que a escola pública do Piauí é espaço de ciência, tecnologia e inovação. Projetos como o AgroScan nascem da realidade onde os jovens estão inseridos e provam que a educação pode transformar comunidades, gerar oportunidades e abrir caminhos para o futuro. Essa é a revolução educacional e tecnológica que estamos construindo juntos”, destacou.

(Divulgação Seduc)
(Divulgação Seduc)

Outras ideias piauienses serão destaque em Brasília

Além do AgroScan, outros três projetos das escolas da rede estadual também foram escolhidos para a SNEPT:

* AprendeJunto, do Ceti Alencar Mota (Esperantina);

* DevPolyglot, do Ceti Modestina Bezerra (Teresina), um jogo de RPG imersivo para aprendizado de idiomas com uso de inteligência artificial;

* PI.AUÍ, da Escola Família Agrícola Baixão do Carlos (Teresina), que transforma escolas públicas em polos de inovação e empreendedorismo criativo.

A Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica ocorre em parceria com o Festival Internacional de Inovação e Sustentabilidade da Indústria (Curicaca), promovido pela Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), criando um espaço de conexão entre educação profissional e ciências.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados