Projeto de lei quer proibir cobrança por estacionamento em vias públicas de Teresina

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Texto foi protocolado no Legislativo após Strans anunciar que estuda voltar a cobrar por estacionamento no Centro da capital.

Tramita na Câmara Municipal de Teresina um projeto que propõe proibir a cobrança de tarifas pelo estacionamento de veículos em vias e logradouros públicos do município. O texto quer revogar a lei nº 2.983, de 27 de abril de 2001, que permite cobrar dos motoristas pelo estacionamento de seus veículos em determinados locais do Centro. A medida foi protocolada após a Strans anunciar que estuda voltar a cobrar pelo estacionamento de veículos no Centro da capital.

O projeto de lei é de autoria do vereador Petrus Evelyn (Progressistas). O objetivo principal do texto é proibir a Prefeitura, por meio de seus órgãos e entidades da administração pública direta ou indireta, a instituição de cobrança de tarifas ou taxas pelo uso de vagas de estacionamento em vias públicas, salvo hipóteses de estacionamentos em áreas privadas concessionadas ou em terminais específicos sob gestão municipal.

O projeto prevê que a Prefeitura garanta a gratuidade do estacionamento em vias públicas, promovendo a organização do trânsito e a mobilidade urbana por meio de medidas administrativas que não impliquem ônus financeiro direto aos cidadãos.

A Lei n 2.983 de 2001, que o projeto propõe revogar, estabelece regras para o uso de estacionamentos rotativos, incluindo a regulamentação de áreas específicas, tarifas e infrações relacionadas ao estacionamento. Esta lei prevê que a tarifa de estacionamento só pode ser reajustada anualmente, de acordo com o índice inflacionário estabelecido pelo prefeito.

No ano em que a lei entrou em vigor, passou a valer em Teresina o sistema de “zona verde” e “zona azul” usado para organizar o estacionamento e garantir a rotatividade das vagas, facilitando o acesso a estabelecimentos comerciais e serviços. Na semana passada, o superintendente da Strans, Carlos Daniel, disse que o órgão estuda o retorno dos sistemas de zonas de estacionamento no Centro com a cobrança aos usuários.

Se implementada, a medida não será algo novo, já que esteve em vigor de 2001 a 2017, quando deixou de ser aplicada por dificuldades em sua operacionalização.

Ao protocolar o projeto de lei que visa proibir a cobrança de estacionamento em Teresina, o vereador Petrus Evelyn elencou alguns pontos como a crise do transporte público, que leva os teresinenses a buscar alternativas com transportes individuais para se locomover pela cidade; o impacto econômico no cidadão, a acessibilidade e inclusão e o uso do espaço público.

“As vias e logradouros públicos são bens de uso comum do povo. A cobrança pelo seu uso pode ser interpretada como uma privatização indireta do espaço público. Em um momento em que a população já enfrenta desafios significativos relacionados à mobilidade, é fundamental que o acesso aos espaços públicos seja facilitado, e não restringido por taxas adicionais”, explica o vereador

Por meio de sua assessoria, a Strans informou que quando o projeto de retorno das zonas azul e verde no Centro de Teresina estiver mais amplo, será divulgado. No momento, está sendo feito apenas um estudo sem data prevista para implantar.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Viagens de lazer no Piauí crescem 75% e praia é destino preferido da população

Os piauienses realizaram cerca de 63 mil viagens de lazer em 2024, segundo pesquisa do IBGE divulgada nesta sexta-feira...

Saúde libera mosquitos estéreis para frear reprodução do Aedes

O Ministério da Saúde iniciou a liberação de mosquitos Aedes aegypti machos e estéreis na aldeia Cimbres, no município...

Show católico com Adriana Melo encerra festejos de Nossa Senhora de Guadalupe

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. O show católico da cantora Adriana Melo, realizado na noite desta sexta-feira, 12...

Piauí participa do maior mutirão de cirurgias da história do SUS neste fim de semana

O Hospital da Polícia Militar (HPM) e o Hospital Getúlio Vargas (HGV) participarão da ação, que faz parte do...
spot_img

Moraes diz que retirada de sanções contra ele e esposa é ‘vitória do Judiciário brasileiro’

Ministro do STF agradeceu atuação do presidente Lula; Estados Unidos retiraram ele e a esposa da lista da Lei...

Banco do Brasil adere ao Programa Acredita no Primeiro Passo

Uma das maiores instituições financeiras do país vai passar a disponibilizar crédito orientado para os inscritos no Cadastro Único O...
spot_img

Posts Recomendados