Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Proposta relatada por Marcelo Castro prevê eleições a cada cinco anos e fim da reeleição para prefeitos, governadores e presidente

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Proposta que tem como relator senador piauiense prevê mandatos de cinco anos e proíbe reeleição; votação deve ocorrer até o meio do ano.

O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), senador Otto Alencar, do PSD da Bahia, afirmou que pretende colocar em votação até o meio do ano a proposta de emenda à Constituição, que acaba com as eleições de dois em dois anos.

Marcelo Castro – Foto: Marcelo Cardoso

Apresentada pelo senador Jorge Kajuru, do PSB, de Goiás, a PEC unifica as eleições municipais, nas quais são eleitos prefeitos e vereadores, e as nacionais, quando os eleitores escolhem o presidente da República, governadores, deputados federais, estaduais e distritais, além dos senadores.

Todos esses cargos seriam eleitos de uma vez só, a cada cinco anos. Também ficaria vedada a possibilidade de reeleição para prefeitos, governadores e presidente da República. A proposta ainda reserva 20% das cadeiras nas casas legislativas para as mulheres.

O relator da matéria, senador Marcelo Castro, do MDB do Piauí, entregou à CCJ o seu novo relatório. A comissão adiou a análise da matéria para realizar três audiências públicas nas próximas semanas.

Para o senador Otto Alencar, a economia nos gastos com as eleições é um dos principais motivos para que a matéria seja votada o mais rápido possível.

“O próprio Congresso vai pagar um preço muito caro no futuro, mantendo eleições de dois e dois anos. Tem, em quatro anos, três eleições. Além disso, são três fundos eleitorais que custam um valor muito alto. Em média de cinco bilhões de fundo eleitoral em cada eleição, você bota a conta 15 bilhões de reais de gasto com fundo eleitoral”, declarou o senador.

O parlamentar quer que antes do recesso, que essas matérias sejam votadas na Comissão de Constituição e Justiça para o plenário do Senado Federal para que seja votada.

Caso aprovado, o novo modelo vai começar a ser aplicado nas eleições de 2030. Ele explicou que os prefeitos e vereadores eleitos em 2028 terão mandato de apenas dois anos. Caso dos prefeitos de primeiro mandato, será possível a reeleição para os próximos cinco anos.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Equipe técnica da Educação Infantil de Guadalupe fortalece formação em seminário da UNDIME-PI

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. Nos dias 24 e 25 de abril, a equipe da Educação Infantil de...

“Eu vou enfrentar quem tiver que enfrentar”, diz prefeito de Parnaíba e anuncia obras

O prefeito de Parnaíba Francisco Emanuel de Brito (Progressistas) em visita ao grupo Cidade Verde, na manhã desta sexta-feira...

Alunos são expulsos de escola em Floriano após colocarem tadalafila em suco de colega

Dois alunos do Centro de Ensino de Tempo Integral (CETI) Calisto Lôbo, em Floriano (PI), foram desligados da instituição...

Lirton Nogueira Santos é eleito novo desembargador do Tribunal de Justiça do Piauí

Por Gleison Fernandes. O juiz Lirton Nogueira Santos foi eleito, por critério de merecimento, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado do...
spot_img

Aneel anuncia que a conta de luz vai ficar mais cara no mês de maio

Decisão, motivada pelo início do período de estiagem, interrompe ciclo de cinco meses com bandeira verde, ou seja, sem...

Senado 2026: Pesquisa Amostragem aponta Marcelo Castro com 56,47%; Ciro tem 45,95% e Júlio César, 39,42%

Marcelo Castro lidera pesquisa de intenção de voto estimulada do Instituto Amostragem para o Senado; seguido por Ciro Nogueira...
spot_img

Posts Recomendados