A solenidade de filiação dos novos nomes ocorreu nesta terça (22), no Cine Teatro da Alepi.
O Partido dos Trabalhadores (PT) recebeu a filiação de mais três deputados estaduais em solenidade realizada, nesta terça-feira (22), no Cine Teatro da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). Também se filiou ao PT, o ex-governador do estado, Wilson Martins.
Desembarcaram na legenda os deputados Nerinho, que deixou o PTB; Hélio Isaías, que saiu do Progressistas; e o deputado Fábio Xavier, que integrava os quadros do PL e presidia a legenda no Piauí.
A movimentação política faz do PT o maior partido da Alepi, com 11 deputados – ultrapassando o MDB, que detém nove cadeiras ocupadas.

O presidente estadual do PT, deputado Francisco Limma, comemorou a chegada dos novos nomes e disse que o reforço na bancada petista faz parte da estratégia para as eleições de outubro.
“Essa é uma das metas que a gente tem traçado, que é ter uma maior bancada no parlamento, de fortalecer o projeto da retomada do Brasil para os brasileiros e trabalhar pela eleição de uma grande bancada aqui no estado do Piauí, tanto em nível estadual como federal”, disse o deputado.
No dia 15 de março, o PT filiou os deputados estaduais Flávio Nogueira Júnior, Firmino Paulo, Oliveira Neto e Janainna Marques. Também assinou a ficha de filiação do deputado federal Flávio Nogueira. A solenidade também aconteceu no Plenarinho da Alepi.
O ex-governador Wilson Martins reforçou que muda de partido, mas continua adepto às mesmas bandeiras políticas. Com passagens por PDT e PSDB, Martins deixa os quadros do PSB no Piauí para concorrer a uma cadeira na Câmara dos Deputados.

“A bandeira é a mesma, do socialismo, do trabalhismo. É uma parceria que nós já tivemos lá atrás. O meu partido político primeiro foi o PDT, depois o PDSB, com ideias e trabalhos socialistas. O PT é da mesma forma. Essa é a ideia. Nós já estivemos juntos desde 1989”, relembrou.
Da oposição ao governo
Após o Progressistas aderir ao projeto de oposição do governador Wellington Dias (PT-PI), parlamentares que compunham a base governistas decidiram seguir com aliados ao grupo. Por conta disso, os deputados estaduais Firmino Paulo e Hélio Isaías – que pertenciam ao Progressistas, do ministro Ciro Nogueira – se filiaram ao PT.
O deputado Hélio Isaías lembrou que sempre foi aliado ao governador. Para ele, o momento é de mudanças na legislação eleitoral – fato que motiva a eventual redução no número de partidos no Brasil.
“Meus 20 anos de mandato, eu sempre estive ao lado do governador Wellington Dias junto com essa equipe que esteve à frente do seu quarto mandato. Não mudamos a nossa posição, continuamos no mesmo grupo e agora tendo que nos filiar ao PT”, garantiu o deputado.
Nova composição do PT
– Francisco Costa
– Francisco Limma
– Flávio Nogueira Júnior
– Janainna Marques
– Fábio Xavier
– Fábio Novo
– Franzé Silva
– Warton Lacerda
– Nerinho
– Firmino Paulo
– Oliveira Neto
– Helio Isaias