A capital que deverá sofrer mais com o calor será Cuiabá, que tem previsão de temperatura máxima de 42ºC
Quase metade das capitais brasileiras poderá registrar 35ºC ou mais neste domingo, 24, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). As altas temperaturas são reflexo da onda de calor que afeta parte do País.
Os termômetros em 12 capitais poderão atingir os 35ºC ou mais. A capital que deverá sofrer mais com o calor será Cuiabá, que tem previsão de temperatura máxima de 42ºC.
Palmas e Campo Grande poderão registrar 39ºC; Teresina, Rio de Janeiro e Goiania, 38ºC; Rio Branco e Porto Velho, 37ºC; e Boa Vista, 36ºC.
A temperatura máxima prevista para São Paulo para este domingo, segundo o Inmet, é de 35ºC, assim como em Manaus e Belo Horizonte.
Já os moradores de Porto Alegre vão curtir um domingo bem mais ameno. Lá, a temperatura máxima prevista é de 21ºC.
Inverno mais quente em 6 décadas
O inverno de 2023 foi o mais quente do Brasil desde 1961. De acordo com o Inmet, partes do Sudeste, como São Paulo e o Triângulo Mineiro, tiveram entre 50 a 70 dias com temperaturas elevadas, acima dos 30ºC, principalmente nos meses de agosto e setembro.
O levantamento sobre as altas temperaturas foi divulgado pelo Inmet na sexta-feira, 21. Nas regiões do Norte, Nordeste e Centro-Oeste, foram observados mais de 70 dias, durante o inverno, com temperaturas acima dos 30ºC. O aquecimento foi impulsionado pela presença de intensas massas de ar seco e quente.
Fonte: Redação Terra