Proteína isolada do leite ajuda no emagrecimento e no ganho de massa muscular, mas pode agravar lesões renais
Queridinho das academias, o Whey Protein, proteína isolada do leite, ajuda no emagrecimento e no ganho de massa muscular. Mas apesar da fama do produto, é preciso procurar um nutricionista para evitar possíveis riscos à saúde.
Segundo o endocrinologista João Eduardo Nunes Salles, o Whey Protein pode agravar problemas renais, já que favorece a ‘hiperfiltração’, forçando os rins a trabalharem mais do que a capacidade natural.
“Não causa o problema, mas em quem já tem, isso deve ser reavaliado em relação à dose, o quanto ela já consome de proteína e o quanto consumirá de Whey Protein para não ter uma soma grande de proteínas”, explica.

Em lojas de suplementos, o Whey Protein é o carro-chefe. Consumido em comprimidos, barrinhas, ou em pó, ele não tem contraindicações e é recomendado principalmente para quem já passou dos 50 anos de idade. Por isso, para algumas pessoas o Whey pode ser um aliado da saúde.
“Por isso temos que ampliar um pouco mais a prescrição do Whey, não só para quem está na academia, mas justamente para as pessoas com mais de 50 e para os idosos mais frágeis acima de 65 que precisam ganhar massa muscular, que auxilia na independência”, afirma o endocrinologista.
Por Fábio Behrend – Jornal da Band