Racha no PT pode fazer Lula encarar derrota em 2026

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O plano de corte de gastos dividiu o partido em dois grupos, representados por Fernando Haddad e Gleisi Hoffmann.

O plano de corte de gastos no governo Lula (PT) causou uma racha no Partido dos Trabalhadores. Um lado do PT, representado pelo ministro Fernando Haddad, tenta implementar medidas para cumprir a meta fiscal e zerar o déficit nas contas públicas, na tentativa de viabilizar a reeleição do presidente petista em 2026. Já o outro grupo, representado pela presidente da sigla, Gleisi Hoffmann, aposta nos gastos e desenvolvimentismo no Brasil. Entretanto, a falta de acordo pode refletir no país a experiência vivida pela vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, que perdeu a disputa pela Casa Branca.

Foto: Paulo Pinto/PT Nacional

Um dos fatores considerados determinantes para a derrota da democrata é a perda do poder de compra do eleitor americano. Caso o Brasil siga o mesmo caminho, Lula pode encarar um resultado semelhante nas eleições de 2026. A relação entre ele e Joe Biden, atual presidente doas EUA, é que na gestão de ambos foi levantado o aumento do gasto público como um fomento à economia.

Biden, alcançou o resultado esperado, com inflação relativamente controlada, desemprego em baixa e juros básicos em queda no pós-pandemia de Covid-19. Mas isso não foi suficiente para impedir que os efeitos inflacionários pesassem no bolso da população, que respondeu na eleição. Ou seja, embora a macroeconomia tenha apresentado bons resultados, a inflação acabou reduzindo o poder de compra do norte-americano.

No cenário brasileiro, é registrado o desemprego em baixa, inflação controlada, e atividade econômica aquecida. Entretanto, a falta de acordo para cortar gastos no orçamento da União pode contribuir para que a taxa básica de juros, a Selic, continue a crescer. Um exemplo disso é que nessa quarta-feira (06), o Banco Central elevou o indicador em 0,50 pontos, fazendo com que os juros chegassem à marca de 11,25% ao ano.

Dessa forma, fica mais caro para o cidadão e governo contraírem crédito no mercado. Segundo a presidente do PT, a deputada federal Gleisi Hoffman, o corte no orçamento é uma “chantagem” do mercado financeiro, e que o descontrole na economia é causado pelos “juros estratosféricos que fazem crescer a dívida pública”.

Por sua vez, Fernando Haddad argumenta que o corte de gastos é necessário para que a meta do arcabouço fiscal seja atingida. Diante disso, a equipe econômica acena para um corte de R$ 50 bilhões nas despesas obrigatória do governo para zerar o déficit das contas públicas em 2025. “Os ministros estão conscientes das tarefas que temos pela frente do arcabouço fiscal, da previsibilidade, da sustentabilidade, das finanças no médio e longo prazo”, declarou Haddad. Após reunião realizada nessa sexta-feira (08) com o presidente, o ministro da Fazenda encara o adiamento do anúncio dos cortes de gastos, visto que mais uma vez não houve acordo.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Piauí é modelo de gestão previdenciária no Brasil

O estado é um dos mais avançados na implantação da Unidade Gestora Única. A Fundação Piauí Previdência (Piauíprev) recebeu, nessa...

Processos por racismo no Brasil saltam de 150 para 4,2 mil em quatro anos

Em 2020, foram 150 processos de racismo, injúria ou intolerância racial. Em 2023, 3.915. E até agosto de 2024,...

São João dos Patos Urgente: Homem é assassinado a tiros

A vítima, residente no povoado Lagoa do Tabuleiro, não resistiu aos ferimentos e faleceu no local. Na noite desta quarta-feira...

Detrans fazem alerta sobre ‘golpe da CNH’ por SMS; saiba como se proteger

Mensagem diz que a carteira de habilitação está com suspensão em andamento e que, para evitar o bloqueio, a...
spot_img

Senador Ciro Nogueira comemora aprovação de projeto que destrava recursos para o Piauí

Nova medida concede transparência na autoria do recurso e sua destinação. O senador Ciro Nogueira (PP-PI), comemorou em suas redes...

É falso que parcela de janeiro do Bolsa Família será adiantada

MDS divulgou nota desmentindo que haverá dois pagamentos do Bolsa Família em dezembro. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social,...
spot_img

Posts Recomendados