Rafael Fonteles defende institucionalização do Fórum dos Governadores em evento do Comsefaz em Natal

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador eleito foi um dos palestrantes do Ciclo de Eventos do Comsefaz (Comitê Nacional dos Secretários de Fazenda dos Estados e do Distrito Federal), realizado na quarta-feira (07), em Natal (RN).

O evento teve como tema central “Fórum dos Governadores – A importância da sua institucionalização para o fortalecimento do federalismo brasileiro”, e antecedeu a 39 Reunião Ordinaria do Comsefaz, que acontece nesta quinta-feira.

Ex-presidente do Comsefaz, Rafael Fonteles defendeu a institucionalização do Fórum dos Governadores. “Dessa forma teremos mais força política para poder revisar o pacto federativo, que é uma preocupação enorme, pois os estados estão aumentado suas responsabilidades com a implementação de políticas públicas e a prestação de serviços essenciais à população, mas os recursos estão cada vez mais concentrados na União. Isso precisa ser revisto, a descentralização dos recursos é necessária para o equilíbrio das finanças estaduais e melhoria dos serviços públicos”, afirmou.

Rafael ainda falou sobre equilíbrio e responsabilidade fiscal, citando como exemplo o estado do Piauí, que conseguiu em um cenário de pandemia, manter o equilíbrio das contas públicas e realizar investimentos com benefícios concretos para a população. O governador eleito também colocou em pauta o seu ponto de vista sobre a importância e urgência da Reforma Tributária.

Também participou do seminário como palestrante o professor Francisco Lopreato, da Universidade de Campinas, que fez uma exposição sobre a baixa institucionalidade dos estados na atual configuração federativa. A mediação do debate foi conduzida pelo diretor institucional do Comsefaz, André Horta.

O senador eleito e ex-governador do Piauí, Wellington Dias, participou da abertura do evento com um vídeo falando da experiência na coordenação do Fórum Nacional dos Governadores. O evento também contou com a presença da governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra; do presidente do Comsefaz e secretário da Fazenda do Estado de Pernambuco, Décio Padilha; e do secretário de Tributação do Estado do Rio Grande do Norte, Carlos Eduardo Xavier.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Pelo menos 39 pessoas morreram em grave acidente na BR-116 em Minas Gerais

A empresa de ônibus EMTRAM divulgou a lista com o nome das vítimas nas redes sociais; seis pessoas seguem...

Rafael Fonteles confere in loco o funcionamento do Programa Saúde Digital no Hospital Municipal de Bertolínia

Implantado pela Secretaria de Saúde em agosto, o programa permite o acesso da população local a teleconsultas em dez...

Por que a BR-116, palco do acidente que matou 38 em Minas, é a rodovia mais letal do Brasil

Acidente envolvendo ônibus, carreta e carro deixou ao menos 38 mortos. Para especialista, rodovia que liga Ceará ao Rio...

Com forte resfriado, papa Francisco fará sermão de domingo em casa

Decisão foi tomada por causa do clima frio em Roma O papa Francisco, que acabou de completar 88 anos, está...
spot_img

Presidente Lula informa aos ministros que fará trocas no 1º escalão

Ele tem sido pressionado por aliados do Congresso a fazer mudanças a partir da eleição para presidentes da Câmara...

Acredita no Primeiro Passo supera meio bilhão em microcrédito em mais de 56 mil operações em 2024

Iniciativa promove inclusão socioeconômica e amplia acesso ao emprego e ao empreendedorismo com parcerias estratégicas em todo o Brasil O...
spot_img

Posts Recomendados