Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rafael Fonteles destaca a importância de investimentos na primeira infância

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

“Se houvesse uma restrição orçamentária e tivéssemos que optar por onde investir, a primeira opção seria na primeira infância”, disse o governador.

Em entrevista concedida nesta terça-feira (25), o governador do Piauí, Rafael Fonteles, enfatizou a relevância dos investimentos na primeira infância como fator determinante para o desenvolvimento social e econômico do Estado. Segundo o gestor, a atuação integrada entre as áreas da educação, saúde e assistência social é fundamental para garantir melhores condições de vida para crianças de zero a seis anos.

O governador destacou o trabalho da primeira-dama, Isabel Fonteles, na coordenação dessas ações intersetoriais por meio do programa “Pacto pelas Crianças”, que promove o diálogo entre secretarias estaduais e prefeituras municipais. O objetivo é garantir a priorização da vacinação, a assistência a crianças em situação de vulnerabilidade, a segurança alimentar e nutricional, além do fortalecimento da educação infantil.

“Se não investirmos nas crianças, sobretudo na educação e na boa formação nessa idade inicial, teremos muito mais dificuldade de gerar oportunidades e garantir uma vida digna para elas. A maioria dessas crianças está em situação de pobreza, e a educação é o caminho para transformar suas vidas”, destacou o governador.

Rafael Fonteles também mencionou estudos do economista James Heckman, vencedor do Prêmio Nobel de Economia em 2000, os quais demonstram que o investimento na primeira infância traz retornos expressivos para a sociedade. Segundo Heckman, cada dólar investido nessa fase gera um retorno sete vezes maior em produtividade, além de contribuir para a redução de gastos públicos com saúde e segurança.

“Se houvesse uma restrição orçamentária e tivéssemos que optar por onde investir, a primeira opção seria na primeira infância. É o melhor investimento que uma sociedade pode fazer”, concluiu o governador.

Com essa iniciativa, o Governo do Piauí reforça seu compromisso em romper o ciclo intergeracional da pobreza e garantir um futuro mais promissor para as novas gerações por meio da educação e do cuidado integral às crianças em situação de vulnerabilidade.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Rafael Fonteles entrega reforma de R$ 1,7 milhão em escola de Guaribas e inaugura asfaltamento

A escola foi equipada com sala de inovação e tecnologia, sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE), biblioteca, laboratórios de...

‘Prisão será o fim da minha vida, estou com 70 anos’, diz Bolsonaro sobre a possibilidade de ser preso

Ex-presidente virou réu após STF aceitar denúncia ele e mais sete aliados por tentativa de golpe Depois de se tornar...

Preço máximo dos remédios sobe na segunda; fabricantes estimam alta de até 5%

Teto de reajuste é definido anualmente pela Câmara de Regulação do Mercado de Medicamentos. Aumento não é automático e...

MEC visita escola pública japonesa que recebe alunos brasileiros

Instituição de ensino tem o apoio da ONG ABC Japan, que visa estimular a equidade no aprendizado entre nativos...
spot_img

Em Minas Gerais, mutirão de cirurgias e exames vai reduzir tempo de espera no SUS

Neste sábado (29), o Hospital das Clínicas da UFMG realiza 40 procedimentos com foco na saúde da mulher. Iniciativa...

Pé-de-Meia: 1ª parcela de 2025 é paga a partir desta segunda-feira

Valor é referente à matrícula Os estudantes do ensino médio da rede pública de ensino, beneficiários do programa Pé-de-Meia 2025...
spot_img

Posts Recomendados