Rafael Fonteles destaca investimentos para segurança pública e geração de renda no PPA

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

O governador participou da abertura do encontro participativo da construção do Plano Plurianual, realizado até o dia 12 em Teresina.

O governador Rafael Fonteles participou, na noite dessa segunda-feira (10), da abertura do encontro participativo da construção do Plano Plurianual (PPA) 2024-2027, no Blue Tree Tower Rio Poty, em Teresina. O gestor destacou investimentos na segurança pública e geração de renda. O primeiro dia do evento que segue até quarta-feira (12) contou com palestras e a apresentação da ampla programação dos próximos dias.

A construção do PPA recebe cerca de 600 pessoas dos 12 territórios do Piauí. O evento ocorre com o apoio do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que busca destacar os chamados Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O governador destaca que a participação popular é um dos alicerces da gestão. Para ele, a sintonia com os desejos da população faz parte da construção do orçamento e que isto é levado em conta todos os dias. “Estamos aqui com pessoas dispostas a contribuir com nossa gestão e planejamento. Queremos fazer uma democracia participativa, inclusive na questão orçamentária. Estamos dando uma resposta efetiva para a segurança pública, com aumento de efetivo, investimento em tecnologia e integração das polícias, além do Poder Judiciário. Queremos atingir as metas e também aumentar a renda do povo”, explica Rafael Fonteles.

O plano plurianual é considerado a peça-mãe do planejamento orçamentário do estado. Washington Bonfim, secretário de Estado do Planejamento, ressalta que o PPA dá as diretrizes dos próximos quatro anos com objetivos e metas da administração estadual. “É sempre realizado no primeiro ano e tem vigência por três anos. Essa visão de futuro de médio prazo quer mostrar o desenvolvimento inclusivo e responsável, com transformação digital e redução de desigualdades. Queremos uma virada econômica com a tecnologia e energias renováveis”, analisa o gestor.

Representando o povo piauiense, Maria Gonçalves, do Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB), defendeu que é preciso construir um planejamento que inclua o povo no orçamento. “Nosso compromisso, enquanto sociedade civil organizada, é que os recursos sejam concretizados na ponta. Nós precisamos de um fundo nacional para que populações atingidas por desastres climáticos, por exemplo, sejam atendidas”, aponta a representante.

Foto: Alysson Dinis

Antônio José Medeiros, professor e ex-secretário de Estado do Planejamento, ministrou a palestra magna de abertura. Ele iniciou a fala destacando que “é preciso olhar nossa aldeia pela janela do mundo. Precisamos ter o reconhecimento da sociedade que estamos vivendo, um mundo globalizado. Estamos vivendo um mundo on-line e multimídia. A base da globalização é uma evolução telemática, por meio de computadores e da internet. E a visão de futuro do PPA é que o Piauí seja reconhecido pela excelência dos serviços públicos e pela transformação digital. Precisamos defender um processo civilizatório que cumpra os objetivos de desenvolvimento sustentável [ODS]. A intuição do governador Rafael Fonteles em investir em hidrogênio verde faz parte deste processo”.

Foto: Alysson Dinis

Sobre o PPA

O PPA estabelece objetivos e metas da administração pública para as despesas dos próximos quatro anos. O documento propõe um plano de médio prazo e é elaborado no primeiro ano de mandato do chefe do Poder Executivo eleito.

Nos últimos meses, a Seplan realizou oficinas de planejamento tático com todos os órgãos do governo envolvidos na construção do PPA. “Além das secretarias, discutimos com cada um dos poderes – Alepi, Defensoria Pública, Ministério Público, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça – as diretrizes setoriais e a metodologia para alcançar os resultados esperados”, explicou o secretário do Planejamento, Washington Bonfim.

Oficinas temáticas

Agora, o evento abre as oficinas de participação popular que funcionam como audiências públicas com os conselhos de desenvolvimento territorial e demais participantes da sociedade civil. “O intuito é ouvir o máximo de pessoas possíveis”, disse o secretário de Planejamento. “Nosso estado é muito diverso, e às vezes, a prioridade de um cidadão que mora em Parnaíba, na Planície Litorânea, não é coincidente com as prioridades e diretrizes de quem mora na região do Cerrado, e Semiárido”, completou Bonfim.

A programação segue nesta terça (11) e quarta-feira (12) com oficinas temáticas. Os participantes se inscreveram para discutir temas como Educação inclusiva e de qualidade; Saúde e bem-estar; Redução das desigualdades; Mudanças climáticas, meio ambiente e recursos hídricos; Justiça e segurança.

Josimar Silva, vice-presidente do Sindicato dos Profissionais de Demerval Lobão (Sindel), inscreveu-se nas oficinas de Educação Inclusiva e Mudanças Climáticas. “Sou professor e quero saber mais profundamente sobre planos de inclusão dos nossos alunos especiais”, explicou o docente. “Também faz parte da nossa realidade hoje as mudanças climáticas que acontecem no Piauí e no mundo”, completou.

A presidente da Associação de Prostitutas do Estado do Piauí, Célia Gomes, também inscrita nas oficinas, levantou o lema “Nada sobre nós, sem nós”. “A participação social na construção do PPA é fundamental”, observou. “É o governo escutando as comunidades, procurando saber o que é melhor pra gente”, destaca a representante.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Edital do Patrimônio Vivo do Piauí está com inscrições abertas até 5 de dezembro

Os mestres e grupos selecionados terão a missão de perpetuar suas tradições, repassando os saberes culturais às futuras gerações. A...

Júlio César diz que aliança com MDB em 2026 ainda não foi discutida

Alinhamento político com MDB para 2026 ainda não está definido, afirma Júlio César. Em meio às articulações políticas que começam...

Como o reposicionamento de Ciro Nogueira pode redefinir o cenário político piauiense para 2026

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A volta de Ciro Nogueira ao governo Lula? Um mestre da articulação política...

Com PP na mira do PT, deputado Júlio César intensifica articulação para o Senado

O PSD trabalha para não correr riscos na indicação de Júlio César na composição majoritária governista Um possível acordo nacional...
spot_img

Parcela única ou 1ª parte do 13º salário devem ser pagas até sexta

Por lei, o prazo para o pagamento do 13º salário é dia 30 de novembro, que neste ano cai...

Três em cada quatro trabalhadores atuam 40 horas por semana ou mais no Brasil

Apesar da média nacional ser de 39,2 horas, muitos trabalhadores excedem isso. No Brasil, aproximadamente 75% dos trabalhadores têm uma...
spot_img

Posts Recomendados