O diretor de prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, confirmou o envio da força-tarefa e lamentou o grave quadro encontrado.
24 horas após uma forte chuva que atingiu a cidade de Picos, o Governo do Piauí anunciou na manhã desta segunda (30) o envio de equipes de engenharia e assistência social da secretaria de defesa civil para prestar assistência à população afetada pelo alto volume de chuvas que afetou o município.
Na madrugada do último domingo (29) uma grande chuva de 165 milímetros deixou bairros alagados e pessoas precisaram sair de casa devido ao alto nível da água. De acordo com dados da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado do Piauí, choveu quase o dobro do previsto para todo o mês de dezembro, que era de 84,8 milímetros.
O diretor de prevenção da Defesa Civil, Werton Costa, confirmou o envio da força-tarefa e lamentou o grave quadro encontrado.
“A gente tem é que agradecer que não tivemos perdas de vidas importantes para a sociedade picoense. Mudamos o alerta interno da defesa civil, estávamos no estado de observação, elevamos o risco porque Picos está vulnerabilizada, a próxima chuva que cair em Picos vai dar problemas, os morros esfarelam com facilidade e nós deslocamos a melhor equipe de engenharia que a gente tem e estamos encaminhando nossa equipe de serviço social”, afirmou.
Werton Costa destacou ainda que o alto volume de chuvas foi um fenômeno atípico.
“Você teve 130 milímetros na área urbana e 165 milímetros na área rural de Picos. Duas estações mediram volumes extraordinários de chuvas e em um intervalo de 02h30. Foi um temporal severo, de altíssimo risco, qualquer cidade do Piauí teria problemas, até as cidades pequenas que não estão impermeabilizadas, todas alagariam, imagine Picos, que possui uma geografia especial”, finalizou.
Por Tarcio Cruz – Cidadeverde.com