Rafael Fonteles recebe visita de piauiense vencedor do Prêmio Nobel da Ciência Jovem

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Manoel Nunes desenvolveu, em 1 ano e 6 meses, o projeto rover aquático autônomo para monitoramento da qualidade da água.

O governador Rafael Fonteles recebeu, nesta quarta-feira (04), no Palácio de Karnak, o jovem piauiense Manoel José Nunes Neto, de 16 anos, vencedor do Prêmio Jovem da Água de Estocolmo 2024, com o projeto Aquatic Rover. O prêmio é promovido pelo Stockholm International Water Institute (SIWI). A prestigiada competição de ciência também é conhecida como Prêmio Nobel da Ciência Jovem.

Manoel Nunes desenvolveu, em 1 ano e 6 meses, o rover aquático autônomo para monitoramento de qualidade da água. Segundo ele, foi uma construção árdua, pois teve de superar muitos desafios e aprender mais coisas. “Um certo dia, o meu professor Victor chegou pra mim e disse que tinha uma feira interessante envolvendo projetos relacionados com a água. Foi aí, já com o projeto pronto e o protótipo preparado, que eu submeti o projeto para concorrer à etapa nacional e fui selecionado para representar o Brasil na etapa internacional, concorrendo com mais de 30 países”, lembra o jovem cientista.

Visita vencedor Prêmio Nobel da Ciência Jovem_Gabriel 6.jpeg

Ele destacou que foi motivado a investir nesse projeto após assistir algumas reportagens e perceber que as comunidades ribeirinhas sofriam muito por conta de contaminação presente em corpos hídricos como os rios e lagos, principalmente as tribos Yanomami, que são muito afetados por conta do garimpo ilegal e da contaminação de rios por mercúrio.

O rover está em uma etapa de procura por patrocínios e parcerias, seja pública ou privada. Além de ser cientista, Manoel sonha cursar engenharia elétrica. 

Visita vencedor Prêmio Nobel da Ciência Jovem_Gabriel 9.jpeg

O governador Rafael Fonteles disse que Manoel Nunes é um estudante brilhante do ensino médio do Piauí e representou o estado e o Brasil na Suécia, em um prêmio que é considerado um Nobel Jovem, focado especificamente em boas ideias para garantir água potável para a humanidade.

“O Governo do Estado tem um programa de incentivo à pesquisa no ensino médio nas escolas públicas. Vamos estender também, nesse caso, dado essa premiação para o projeto do Manoel, que o estado vai apoiar, para ele aperfeiçoar ainda mais esse belo produto, essa bela ideia que ele teve, e que está aperfeiçoando ao longo do tempo”, ressalta o governador.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Júlio César destaca união do agro durante posse da nova diretoria da CNA em Brasília; veja o vídeo

O parlamentar e o superintendente do Senar Piauí, Diego Paz, participaram do evento na sede da entidade, na capital...

Câmara aprova projeto que reduz penas de Bolsonaro e condenados por tentativa de golpe

Votação ocorreu na madrugada, horas após tumulto no plenário com deputado Glauber Braga, do PSOL. Proposta será enviada para...

Deputados aprovam pedido de empréstimo de US$ 600 milhões do Governo do Piauí

Segundo a justificativa do Executivo, o valor será utilizado na reestruturação da dívida estadual. A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi)...

Sala do Empreendedor de Jerumenha é certificada com Selo Ouro pelo SEBRAE

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Sala do Empreendedor de Jerumenha foi certificada com o Selo Ouro de...
spot_img

Veículos com mais de 20 anos de uso não vão pagar mais IPVA

Emenda constitucional foi promulgada nesta terça-feira O Congresso Nacional promulgou hoje (9) a Emenda Constitucional 137/25 que isenta veículos com...

Como o refrigerante sem açúcar pode prejudicar sua Dieta e metabolismo

Pesquisa associa consumo de bebidas adoçadas artificialmente à esteatose hepática; especialista explica como a 'compensação calórica' atrapalha a perda...
spot_img

Posts Recomendados