As novas secretarias serão entregues para parlamentares que fazem parte da base, mas estão filiados a partido da oposição.
O governador do Piauí estuda a possibilidade de criar duas secretarias estaduais para incrementar as ações na geração de emprego, renda e na área de inclusão de jovens.
Segundo apurou o Cidadeverde.com, o governador pretende enviar para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) projeto de lei que cria a Secretaria do Trabalho e a Secretaria da Juventude.
A proposta é retirar da Sasc (Secretaria de Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos) a gestão relacionada ao trabalho e renda.
Atualmente, a Sasc tem a Superintendência de Trabalho, Renda e Inclusão Social, sob a administração de José Barros Sobrinho. A pasta é para promover cursos de qualificação e gerir o SINE (Sistema Nacional de Emprego), que faz a intermediação de mão de obra.

A nova Secretaria do Trabalho atenderá também às exigências do Ministério do Trabalho, já que a Sasc está tendo dificuldade de receber recursos, pois a legislação não aceita o setor juntamente com assistência social.
O nome cotado para assumir a Secretaria do Trabalho é da deputada estadual Bárbara do Firmino, que está ameaçada de expulsão do Progressistas. Bárbara foi aliada do PT nas eleições municipais de Teresina.
Secretaria da Juventude
Outra mudança administrativa que está sendo analisada é a criação da Secretaria da Juventude. Atualmente é administrado por Éverton Alves Calisto, que é irmão da vereadora Elzuila Calisto. A pasta pode ser gerida pelo deputado estadual Marden Menezes.
Por Yala Sena – Cidadeverde.com