Pressione Enter e depois Control mais Ponto para Audio

Rede social X fecha sede no Brasil e acusa Moraes de ameaça

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Serviço continua disponível para a população brasileira

A rede social X, antigo Twitter, anunciou o fechamento do escritório da empresa no Brasil após descumprimento de uma suposta decisão do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O anúncio foi feito neste sábado (17) em publicação onde a gigante da tecnologia divulgou a decisão sigilosa do ministro. 

Apesar do fechamento, o serviço da rede social continua disponível para a população do Brasil. 

A veracidade do despacho não foi confirmada pelo STF. Procurada, a assessoria de imprensa do Supremo informou que a Corte não vai se manifestar sobre o tema.

Por Lucas Podeus León – Agência Brasil

De acordo com o documento publicado pela rede social, a X se negou a bloquear perfis e contas no contexto de um inquérito da Polícia Federal (PF) que apura obstrução de investigações de organização criminosa e incitação ao crime. O suposto despacho mostra que, ao não cumprir a decisão, Moraes determinou a intimação pessoal do representante da X no Brasil. Porém, o oficial de Justiça não conseguiu localizar os responsáveis pela rede social.

No suposto despacho divulgado, Moraes teria afirmado que a representante da empresa X Brasil agiu de má-fé, tentando evitar a intimação da decisão proferida nos autos. Como os representantes da empresa não foram localizados, Moraes teria determinado a prisão da representante legal da X por desobediência à determinação judicial e multa diária de R$ 20 mil contra a funcionária, ainda segundo o documento divulgado pela X.

O setor para assuntos globais da companhia informou que “para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossas operações no Brasil, com efeito imediato. O serviço X continua disponível para a população do Brasil”. A rede social acrescentou que os seus recursos não prosperam no STF e que Moraes “ameaça nossa equipe”.

O dono da rede social, Elon Musk, comentou a decisão. “A decisão de fechar o escritório X no Brasil foi difícil, mas, se tivéssemos concordado com as exigências de censura secreta (ilegal) e entrega de informações privadas do Alexandre de Moraes, não haveria como explicar nossas ações sem ficarmos envergonhados”, disse o mega empresário.

Militante global

Não é a primeira vez que o multibilionário Elon Musk desafia o Judiciário brasileiro. Em abril deste ano, Musk acusou Moras de “censura” contra conteúdos da plataforma. Analistas avaliam que essa pode ser uma estratégia da extrema-direita mundial para dificultar as investigações contra a suposta tentativa de golpe de Estado de 8 de janeiro de 2023 no Brasil.

O dono da plataforma X e de diversas outras empresas, desde satélites a carros elétricos, tem se notabilizado pela militância política em diferentes países do mundo, desde Bolívia, Venezuela, Brasil e o próprio Estados Unidos, onde faz campanha abertamente para Donald Trump.

Musk também se envolveu na crise de violência do Reino Unido, onde grupos de extrema-feira atacaram imigrantes pelas ruas. Sobre o tema, Musk comentou que uma “guerra civil é inevitável” no país europeu. A rede X também tem sido acusada de impulsionar conteúdos anti-imigrantes na rede social.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais da Saúde de Guadalupe são capacitados para atuar no combate ao tabagismo

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A equipe de profissionais da saúde de Guadalupe participou, nesta terça-feira (8), de...

Projeto aprovado pela Alepi beneficia mais candidatos no concurso da Polícia Militar

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) aprovou, nesta terça-feira (8), o projeto de lei que autoriza a correção de...

Fernando Haddad: Brasil está melhor posicionado diante do tarifaço de Donald Trump

No entanto, ministro diz que movimento deve provocar desarranjo global O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse nesta terça-feira (8), em...

MEC investe em políticas para estudantes cegos e com baixa visão

O Censo Escolar da Educação Básica contabilizou mais de quatro mil estudantes cegos e mais de 86 mil estudantes...
spot_img

Relator do marco temporal, Gilmar Mendes recebe representantes de indígenas

Ministro reforçou convite para Apib voltar à comissão de conciliação O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), recebeu...

Corpo só começa a queimar gordura a partir de 30 minutos de atividade?

Essa ideia está ultrapassada e pode até desmotivar quem quer começar a treinar com o objetivo de emagrecer. Quem frequenta...
spot_img

Posts Recomendados