Registros de ataques de abelhas crescem no Brasil; saiba como agir

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

No Piauí, um grupo de pessoas de Teresina, foram vítimas de um ataque em Castelo do Piauí, Centro-Norte do estado, o caso aconteceu em 16 de março.

Dados do Sistema de Informação de Agravos de Notificação, divulgados em 2023 pelo Ministério da Saúde, mostram que, em uma década, o índice de acidentes com abelhas cresceu 126% no Brasil. Nesses casos, a orientação é acionar o Corpo de Bombeiros Militar e buscar um local seguro. Um caso registrado no interior do Piauí reacendeu esse alerta.

Registros de ataques de abelhas crescem no Brasil

Um grupo de pessoas de Teresina (PI) foi vítima de um ataque em Castelo do Piauí, no Centro-Norte do estado, em 16 de março. Segundo o comandante de socorro, 1º Tenente Deolindo, os amigos percorriam uma trilha quando foram atacados. As equipes dos bombeiros chegaram ao local e constataram que as vítimas já haviam sido resgatadas em segurança por um apicultor da região. Todas estavam conscientes.

Como agir em casos de ataques

A tenente-coronel Najra Nunes, chefe de gabinete do Corpo de Bombeiros Militar do Piauí, orienta que, nesses casos, é importante se afastar rapidamente do local, de maneira silenciosa.

“O ideal é não se movimentar demais, pois quanto mais movimento e barulho, mais as abelhas se sentirão atraídas pelas possíveis vítimas. O ideal é correr para uma casa ou um carro, e fechar portas e janelas, impedindo a entrada desse inseto. Depois isso, você deve acionar imediatamente o Corpo de Bombeiros, através do número 193, ou a Polícia Ambiental, através do número 190″, explicou.

Ainda segundo a tenente-coronel, se o ataque ocorrer em área de mata ou floresta, é importante tentar se abrigar em uma região com água, como um lago ou uma cachoeira.

“O ferrão da abelha precisa ser retirado da pele, mas sem espremer. O correto é fazer uma raspagem no local para evitar a proliferação de toxinas venenosas”, acrescentou.

O Corpo de Bombeiros alerta ainda que, para prevenir ataques, é fundamental conhecer a área que será visitada e saber identificar colmeias ou possíveis enxames de abelhas.

Gleison Fernandes
Gleison Fernandeshttps://portalcidadeluz.com.br
Editor Chefe do Portal Cidade Luz

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Profissionais da educação básica no Piauí podem receber novo piso salarial a partir de 2026

Com a aprovação na Câmara, o texto segue agora para análise do Senado. A Câmara dos Deputados aprovou o Projeto...

Prefeito Júnior Nato e presidente José Osmar destacam conquista histórica da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A inauguração da sede própria da Câmara Municipal de Jerumenha, realizada nesta quarta-feira,...

Georgiano Neto é agraciado com o Título de Cidadão Jerumenhense em reconhecimento ao seu trabalho pelo município

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA O deputado estadual Georgiano Neto foi homenageado pela Câmara Municipal de Jerumenha com...

Mesmo condenada por decisão do STF, Câmara dos Deputados rejeita cassação do mandato de Carla Zambelli 

Plenário da Câmara manteve a parlamentar no cargo apesar de sentença da Suprema Corte. Condenada a dez anos de...
spot_img

Câmara Municipal de Jerumenha é inaugurada em solenidade prestigiada por autoridades

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugurou, na noite desta quarta-feira, 10 de dezembro,...

Piauí vai receber R$ 2 bilhões para obras na saúde, educação e saneamento

Recursos serão destinados por meio do Novo PAC Seleções e do Fundo de Investimento e Infraestrutura Social (FIIS). O Piauí...
spot_img

Posts Recomendados