Resultado do Enem 2023 sai hoje: consultar a sua nota e o que você pode fazer com ela

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Estudantes que buscam ingresso em universidades devem usar a nota para se inscrever no Sisu, no fim de janeiro

O Ministério da Educação divulga nesta terça-feira as notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), realizado em novembro. O resultado pode ser acessado pela “Página do Participante” com o login único da plataforma gov.br.

Caso o candidato não lembre a senha cadastrada, é possível recuperá-la: basta visitar a página acesso.gov.br, digitar o CPF e clicar em “avançar”. Em seguida, é necessário escolher a opção “esqueci minha senha”, selecionar uma das formas de recuperação, preencher os campos solicitados e gerar uma nova senha.

Na sequência, entre os dias 22 e 25 de janeiro — ou seja, de segunda a quinta-feira da próxima semana —, serão abertas as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibilizará 264 mil vagas em instituições públicas de educação superior de todo o país a partir dos resultados do Enem 2023.

Divulgação

As informações sobre o Sisu são obtidas no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior, que também usa a plataforma gov.br. Ao contrário de anos anteriores, haverá uma única etapa de inscrição, que valerá para cursos com início no primeiro ou no segundo semestre. O resultado está previsto para 30 de janeiro, mas o candidato em lista de espera pode ser convocado mais à frente.

No mesmo portal, além das postulações via Sisu, também será possível tentar vagas, com as notas do Enem 2023, em instituições privadas pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni). As inscrições, que podem assegurar bolsas de 50% a 100%, irão de 22 a 25 de fevereiro. Depois, a página permitirá ainda pleitear o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) para cursar universidades particulares, mas o calendário não foi divulgado pelo MEC até o momento.

Como as notas do Enem 2023 são divididas?

As notas são divididas em cinco competências: Linguagens, Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Redação. O resultado final, porém, não corresponde necessariamente ao percentual de acertos, uma vez que o Enem é corrigido através da Teoria de Resposta do Item (TRI), que define a dificuldade das perguntas de acordo com o desempenho dos alunos e confere pesos diferentes a elas. Além disso, cada instituição ou curso superior pode especificar os próprios critérios de relevância entre as competências ao definir a classificação do Sisu.

Embora as notas de redação sejam liberadas junto das restantes, o espelho da prova, que permite ao aluno saber onde perdeu pontos na produção do texto, só será disponibilizado após 90 dias. O MEC informa, contudo, que as redações são corrigidas de acordo com as cinco competências apresentadas na matriz de referência: domínio da escrita formal, compreensão do tema, coesão, argumentação e respeito aos direitos humanos. A avaliação da redação, assim como nas outras quatro áreas de conhecimento, pode chegar a 1.000 pontos, mas há fatores que levam à nota zero, como fuga do tema e desrespeito à seriedade do exame, entre outros.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ciro Nogueira intensifica agendas pelo interior do Piauí e destaca atuação em prol dos municípios

Senador percorre cidades de Norte a Sul do estado, reforçando pré-candidatura à reeleição e aproximando-se da população ao ouvir...

Idosa fica presa às ferragens após colisão de veículos no Rodoanel de Teresina

Uma idosa de 71 anos, identificada como Helena de Oliveira Lopes, ficou presa às ferragens de um veículo após...

Reportagem da Folha de São Paulo informa que PCC domina o crime organizado no Piauí

Estudo divulgado pela Folha, diz que a organização está em todo o país Reportagem na edição impressa do jornal Folha...

Jerumenha vence Marcos Parente por 2 a 1 e assume liderança do grupo na Copa LIDESPI

A seleção de Jerumenha conquistou mais uma vitória na Copa LIDESPI ao bater a equipe de Marcos Parente pelo...
spot_img

CNH sem autoescola: nova regra prevê renovação automática para ‘bom condutor’

Autoescola não será obrigatória, aulas teóricas poderão ser feitas online e de graça; aulas práticas poderão ser realizadas com...

Racismo religioso: 76% dos terreiros no Brasil sofreram violências

Dado consta de pesquisa sobre racismo contra povos de axé Em Aracaju, há quase dois meses, a comunidade do terreiro...
spot_img

Posts Recomendados