Rio tem segundo caso confirmado do novo coronavírus

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Ao todo, 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro confirmou o segundo caso do novo coronavírus no estado e o primeiro na cidade do Rio. Trata-se de uma mulher de 52 anos, que apresentou sintomas de quadro viral desde o retorno de viagem à Itália, na última quarta-feira (4).

Foto: Nelson Almeida – AFP

De acordo com a Secretaria, a paciente, que mora sozinha, está em isolamento domiciliar. Quando voltou de viagem, no mesmo dia, ela deu entrada em uma unidade de saúde particular apresentando febre, tosse, congestão nasal e conjuntivite. Ela viajou acompanhada de outras três pessoas, que estão sendo monitoradas pela Secretaria em parceria com a Vigilância municipal.

A primeira amostra para testagem da paciente foi coletada no mesmo dia em que deu entrada na unidade particular. O resultado deu negativo para painel viral geral e detectável para coronavírus. Ontem (6), o material foi encaminhado ao Laboratório Central Noel Nutels (Lacen-RJ) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que confirmaram o laudo positivo para o novo coronavírus.

Em nota, o secretário de Estado de Saúde, Edmar Santos, destacou que não houve transmissão ativa do vírus no Rio de Janeiro. Os dois casos confirmados até agora são importados do exterior. “Permanecemos no Nível Zero do nosso plano de contingência e não há razão para pânico. Os cuidados devem permanecer os mesmos que tomamos para a gripe”, diz.

De acordo com os últimos dados do Ministério da Saúde, divulgados nessa sexta-feira, o Brasil tem 13 casos confirmados de coronavírus no país. Ainda não constava o segundo caso do Rio de Janeiro. Ao todo, 768 casos suspeitos são monitorados pelo Ministério da Saúde.

A Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro orienta a população a tomar algumas medidas de prevenção como proteger nariz e boca ao espirrar ou tossir; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres e copos; lavar frequentemente as mãos, especialmente após espirrar ou tossir; evitar ambientes com muita aglomeração; e, utilizar álcool em gel nas mãos.

Em caso de suspeita, se a pessoa estiver com febre ou sintomas respiratórios e tiver vindo de países com casos de coronavírus, a orientação é cobrir o rosto com máscara cirúrgica; ir à unidade básica de saúde, hospital de emergência ou à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mais próxima; seguir as orientações dos profissionais de saúde; e seguir as medidas de prevenção.

Com informação: Agência Brasil

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Ao lado do prefeito Jesse James e da ex-prefeita Neidinha Lima,Georgiano Neto prestigia festejos da comunidade Cariacá

O evento também reuniu vereadores de Guadalupe e os prefeitos de Jerumenha e Marcos Parente Por Leônidas Amorim - Colunista...

Governo Federal reconhece estado de calamidade pública em Picos; cerca de 20 mil foram atingidas

O Governo do Piauí já havia reconhecido a situação da cidade, onde houve, inclusive, a antecipação do Bolsa Família. O...

‘Gratidão aos mediadores. Bonito trabalho para alcançar a paz’, diz Papa Francisco

Um acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas em Gaza entrou em vigor na manhã deste domingo (19),...

Chuvas intensas colocam maior parte do país em alerta

Previsão é do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) Grande parte do país está em alerta de potencial perigo para chuvas...
spot_img

Bolsa Família reduz morte de pessoa com transtorno mental, diz estudo

É o que mostra pesquisa da Fiocruz publicada por revista científica O programa Bolsa Família contribui para a redução das...

Sem aposta ganhadora, Mega-Sena acumula e prêmio vai a R$ 7 milhões

Com isso, o prêmio da faixa principal acumulou e está estimado em R$ 7 milhões para o próximo sorteio,...
spot_img

Posts Recomendados