Rio Itapecuru atingiu a cota de inundação e os Rios Longa e Maratoan estão na cota de alerta, aponta serviço geológico do Brasil.
O rio Longá, em Esperantina (PI), e o rio Marataoan, no trecho que corre em Barras (PI), atingiram a cota de alerta. Além disso, o rio Itapecuru entrou, na última quarta-feira (16), em cota de inundação no município de Codó (MA), e em estado de alerta na cidade de Caxias (MA). As informações do Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) do Ministério de Minas e Energia.
Desde a tarde de terça-feira, o rio Marataoan, em Barras, encontra-se estável na faixa dos 4 metros — 20 cm abaixo do nível de inundação. Já no rio Longá, em Esperantina, o nível do rio oscilou entre 6,6 e 6,8 metros ao longo das últimas 24 horas. A cota de inundação na região é de 7,4 metros.
Na bacia do Itapecuru, o rio subiu, em Codó, de 4,7 metros às 23h de terça-feira (15), para 6,9 m às 15h45 de ontem (16), ultrapassando o nível de inundação de 6,8 m na região. No município de Caxias, também houve um aumento considerável: na terça-feira, no mesmo horário em que o último boletim foi emitido, o rio apresentava 4,84 m de altura, ainda dentro da cota de atenção. Ao longo da noite, o nível começou a subir e, às 2h, a água atingiu a cota de alerta de 5 m.
Rios Parnaíba e Poti
Em Teresina, a Bacia do Parnaíba apresenta nível de leito normal nos Rios Parnaíba e Poti, sem aparente risco de inundação.
Rio São Francisco
O rio São Francisco segue estável acima do nível de inundação, no município de Propriá (BA), e em nível de alerta em Barra (BA).