A suspensão ocorre por conta da revisão do cadastro dos beneficiários que deve ser feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social
A nova diretora da Caixa Econômica Federal tomou posse na quinta-feira (12). A primeira medida dela no comando do banco público será a suspensão da concessão do consignado do Auxílio Brasil. O benefício havia sido criado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.
De acordo com a nova comandante, a suspensão ocorre por conta da revisão do cadastro dos beneficiários que deve ser feita pelo Ministério do Desenvolvimento Social.
Além disso, Rita afirmou que os juros dessa modalidade são muito altos e a Caixa quer saber quais são as possibilidades que existem para uma mudança nesse sentido.
Outro ponto que será reavaliado é o programa de “microfinanças” do banco já que, segundo ela, o próprio governo vem fazendo essas novas avaliações.
Na cerimônia, Rita afirmou que a Caixa vai trabalhar junto ao governo para a “reconstrução do país” e, sem citar nomes, criticou os ex-presidentes do banco.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou do evento e aproveitou para responder os críticos, afirmando que não consegue dar aumento no valor do salário-mínimo porque isso é considerado um “gasto”.
Rita Serrano é paulista de Santo André, funcionária da Caixa desde 1989. A partir de 2014 passou a atuar como conselheira eleita pelos empregados dentro do Conselho de Administração e também coordena o comitê nacional em defesa das empresas públicas.
Como conselheira, ela trabalhou no caso de assédio sexual envolvendo o ex-presidente Pedro Guimarães, e atuou para que uma empresa externa de auditoria apurasse o caso.
Rádio BandNews FM