Rússia passará a produzir em massa mísseis hipersônicos com capacidade nuclear

spot_imgspot_imgspot_imgspot_img

Sistema Oreshnik será produzido e implementado em Belarus. Armamento 10 vezes mais rápido que a velocidade do som foi usado na Ucrânia de forma experimental em 2024.

O presidente russo, Vladimir Putin, anunciou nesta sexta-feira (1º) que a Rússia iniciou a produção em massa de seus novos mísseis hipersônicos Oreshnik e reafirmou seus planos de implantá-los até o final deste ano em território bielorusso.

Ao lado do presidente de Belarus, Alexander Lukashenko, Putin afirmou que o exército já selecionou os locais no país vizinho onde os sistemas do míssil balístico de alcance intermediário serão instalados.

Getty Images

“O trabalho preparatório está em andamento, e muito provavelmente estaremos concluindo antes do final do ano”, disse Putin, acrescentando que a primeira leva dos Oreshniks já foi produzida e incorporada pelo seu Exército.

O presidente russo prometia a produção deste armamento desde fevereiro de 2023.

A Rússia usou pela primeira vez o Oreshnik contra a Ucrânia em novembro de 2024, quando disparou a arma experimental contra uma fábrica em Dnipro.

Na ocasião, o presidente russo disse que os sistemas de defesa aérea dos EUA seriam incapazes de deter o novo míssil, capaz de voar a dez vezes a velocidade do som e carregar ogivas nucleares.

Putin chegou a afirmar que o armamento é tão potente que seu uso combinado poderia ser tão devastador quanto um ataque nuclear.
Além disso, advertiu o Ocidente de que Moscou poderia usá-lo contra os aliados da Ucrânia na Otan. À época, seu uso experimental foi tomado como uma resposta à decisão do ex-presidente dos EUA, Joe Biden, de autorizar Kiev a usar mísseis americanos de longo alcance contra o território russo.

Os mísseis de alcance intermediário podem viajar entre 500 e 5,5 mil quilômetros e seu uso estava banido por um tratado da era soviética que Estados Unidos e Rússia abandonaram em 2019. O chefe das forças de mísseis da Rússia declarou que o Oreshnik tem alcance para atingir toda a Europa.

Leonidas Amorim
Leonidas Amorimhttps://portalcidadeluz.com.br
Acompanhe nossa coluna no Portal Cidade Luz e fique por dentro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Posts Recentes

Sede própria da Câmara de Jerumenha será inaugurada na quarta-feira, 10 de dezembro

Por Gleison Fernandes - Jornalismo da UCA. A Câmara Municipal de Jerumenha inaugura, na quarta-feira, 10 de dezembro, sua sede...

Wellington Dias: “SUAS foi decisivo para tirar o Brasil do Mapa da Fome”

Evento celebra 20 anos do SUAS e reúne especialistas, gestores e sociedade civil para debater avanços e desafios da...

Mulheres vão às ruas em todo país para protestar contra o feminicídio

Mobilização nacional foi convocada após crimes recentes Mulheres de diversas cidades brasileiras irão às ruas neste domingo (7) para denunciar...

Cid Gomes contraria Ciro e apoia reeleição de petista ao Governo do Ceará

Cid também classificou como “constrangedora” a aproximação de Ciro com apoiadores do Jair Bolsonaro. O senador Cid Gomes (PSB-CE) anunciou...
spot_img

Inscrições do concurso do IBGE encerram dia 11 de dezembro

As vagas estão distribuídas em todas as agências do IBGE no estado. O prazo para inscrição no Processo Seletivo Simplificado...

Correios vetam vale-natal de R$ 2,5 mil a funcionários

Em crise, os Correios decidiram não renovar este ano um benefício de vale-natal de R$ 2,5 mil aos seus...
spot_img

Posts Recomendados