Meteorologista comenta que com a diminuição das chuvas, a tendência é ficar mais quente no estado.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou dados que mostram que o Piauí tem 20 municípios entre o ranking de mais quentes do país. A cidade de São Raimundo Nonato alcançou o primeiro lugar com a temperatura mais alta do Brasil com 37,4º na terça-feira (17).
Apesar do calor, o Piauí registrou chuvas na região Norte, que conforme meteorologia, foram provocadas pela zona de convergência intertropical (ZCIT), e no Sul do estado, provocadas por uma frente fria registrada no Sul da Bahia.

Questionada pelo A10+ se a onda de frio que acontece na região Sul do país pode chegar ao Piauí, a meteorologista Sônia Feitosa, da Secretaria de Estado e Meio ambiente e Recursos Hídricos (Semar) descartou e afirmou que as temperaturas mais baixas – naquela região – ocorrem por conta de uma massa de ar vinda do polo sul.
“Na realidade essa onda de frio que está acontecendo agora é por conta uma massa de ar polar que vem lá do polo Sul, a distância é para o estado do Piauí é grande. Então ela não atinge aqui. Onde vai se verificar as temperaturas mais baixas é na parte da Bahia, mas aqui no Piauí não”, disse.
Cidades piauienses mais quentes na terça-feira (17), conforme Inmet:
- São Raimundo Nonato – 37.4º
- São João do Piauí – 36.8°
- Paulistana – 36.1°
- Floriano – 35.7°
- Picos – 35°
- Alvorada do Gurgéia – 34.8°
Ainda de acordo com a meteorologista a tendência, devido a diminuição das chuvas, é ficar mais quente no estado. “Então justifica porque se nós não vamos ter nossas temperaturas baixas. As altas é porque no sul do estado as chuvas já se acabaram, não está mais chovendo. Vai chover hoje e amanhã, mas é por conta de uma frente fria que chegou também na Bahia. Climatologicamente a tendência é de agora as temperaturas do Piauí ficarem mais altas mesmo por conta da ausência de chuvas no sul do estado. E mesmo no norte as chuvas estão diminuindo, a tendência agora é se instalar na região de ar seco”, explicou.
O boletim meteorológico mostrou que a quantidade de chuva foi abaixo da média, o que contribuiu para a posição dos municípios no ranking.
“Hoje choveu muito no Piauí, mas na região Sudeste, Leste. A exemplo da região Sudeste lá no semiárido do Piauí, as chuvas foram abaixo da média desde fevereiro, março também e agora em Abril, então aquela região Sudeste do Piauí as chuvas foram abaixo da média, não foi tanto abaixo da média, também é a região mais quente. A chuva se acabou primeiro lá, então começa a se aquece lá também”, completou Sônia.