A parceria prevê a redução dos casos de violência contra a mulher provendo abrigo e proteção.
A Secretaria de Políticas Públicas para Mulheres (SMPM) firmou parceria com o Instituto Avon (IA) junto ao Programa Acolhe, que prevê o acolhimento temporário de mulheres e meninas em situação de violência doméstica em Teresina.
De acordo com a secretária-executiva da SMPM, Marcela Portela, a principal atuação do programa é reduzir os impactos da violência contra as mulheres, apoiando os serviços públicos de abrigo e proteção.
Em Teresina, a SMPM através do Centro de Referência da Mulher em Situação de Violência – Esperança Garcia (Creg), torna-se porta de entrada para as mulheres em situação de violência.
“A mulher em risco passa pela triagem e avaliação no nosso serviço de referência”, explica Marcela. “Mulheres sem abrigo, recebem hospedagem, alimentação, serviço jurídico e psicológico através do Programa Acolhe por 15 dias”, destaca a secretária-executiva.
No local, as mulheres podem se acomodar juntamente com seus filhos que sejam menores de 18 anos. Ainda conforme Marcela Portela, o projeto agrega a construção do trabalho desenvolvido pela Secretaria da Mulher no combate à violência.
“Nós buscamos esse diálogo com o Instituto Avon para poder somar forças com as parcerias e o serviço que já oferecemos através da Secretaria da Mulher”, ressalta a secretária. “Foi uma iniciativa que tomamos e vem se tornando positiva nas reuniões que já tivemos com os responsáveis pelo Programa Acolhe”, finaliza Marcela.
A iniciativa é mantida pelo Fundo de Investimento Social pelo Fim da Violência Contra as Mulheres e Meninas, criado pelo IA e pela rede de hotéis Accor.
Prefeitura de Teresina